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ULTRACONSERVADORISMO E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES DE ESTUDO EMPÍRICO

ULTRACONSERVATISM AND EDUCATION: REFLECTIONS FROM AN EMPIRICAL STUDY

ULTRACONSERVADURISMO Y EDUCACIÓN: REFLEXIONES A PARTIR DE UN ESTUDIO EMPÍRICO

RESUMO

Este artigo teve como objetivo analisar como os discursos oriundos da extrema-direita sobre educação são compreendidos pelos eleitores conservadores. Por meio de minigrupos focais com professores, mães e pais de estudantes da rede pública classificados como conservadores moderados, buscou-se compreender: até que ponto esses discursos são conhecidos; e qual é o grau de aderência a esses temas de um eleitor médio. Os tópicos abordados incluíram: homeschooling, militarização das escolas, entre outros. Concluiu-se que há pouca familiaridade e baixo conhecimento sobre os temas abordados, com algumas exceções. Apesar de a linguagem e de o pensamento conservador permearem os discursos de forma geral, é possível identificar nuanças e contradições nas crenças e opiniões desse público.

Palavras-chave
Educação; Conservadorismo; Discurso conservador

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