Acessibilidade / Reportar erro

QUALIDADE DA EDUCAÇÃO E O ORIENTADOR EDUCACIONAL

RESUMO

O artigo trata do impacto da assessoria e da liderança intermediária na melhoria educacional em contexto escolar. Concentra-se no desempenho profissional dos serviços de apoio escolar a partir de sua posição estratégica como agentes de melhoria e colegas críticos, a partir de modelos de conexão e colaboração. Apresenta um estudo de caso em uma área educacional que está melhorando significativamente. O desempenho profissional de um líder intermediário é analisado com base na opinião dos interlocutores com quem ele trabalha. O estudo foi desenvolvido ao longo de quatro anos acadêmicos. Utiliza grupos de discussão e entrevistas detalhadas. Conclui que o aconselhamento colaborativo é possível e é valorizado positivamente; o conselheiro tem um papel relevante como líder intermediário.

Palavras-chave
Qualidade da educação; Serviço de orientação; Liderança; Profissão docente; Inter-relação

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br