Acessibilidade / Reportar erro

UM PROJETO DECOLONIAL ANTIRRACISTA: AÇÕES AFIRMATIVAS NA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA1 1 Dedicamos este artigo à professora Adalene Moreira, decana quando da aprovação da resolução que instituiu a política de ação afirmativa na pós-graduação. A professora Adalene não somente cumpriu as formalidades do cargo. Após o que acreditamos ter sido uma jornada de transformação pessoal, seu empenho político foi crucial para a aprovação da nova política de ações afirmativas para a pós-graduação na Universidade de Brasília.

AN ANTI-RACIST DECOLONIAL PROJECT: AFFIRMATIVE ACTIONS IN THE GRADUATE STUDIES OF THE UNIVERSITY OF BRASILIA

UM PROYECTO DECOLONIAL ANTI-RACISTA: ACCIONES AFIRMATIVAS EN ESTUDIOS DE POSGRADOS DE LA UNIVERSIDAD DE BRASILIA

RESUMO

Este artigo trata da adoção da Política de Ações Afirmativas aprovadas para todos os cursos de pós-graduação da Universidade de Brasília em 2020. Dois argumentos centrais são desenvolvidos. Primeiramente, com o objetivo de não expropriar professores(as) e estudantes negros(as) e brancos(as) de suas conquistas, destacamos como a aprovação dessa política foi um produto do ativismo antirracista desses agentes. Em segundo lugar, exploramos o potencial da nova legislação aprovada na universidade, comprometida com a diversidade na pós-graduação, relacionando-a a um projeto político decolonial e contra-hegemônico, com efeitos epistemológicos que podem significar uma abertura para a produção de conhecimentos negro-centrados, indígena-centrados e quilombola-centrados.

Palavras-chave
Universidade de Brasília; Ações Afirmativas; Pós-graduação; Ativismo negro; Projeto decolonial antirracista

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br