Acessibilidade / Reportar erro

PAULO FREIRE, CENTÉSIMO ANO: MAIS QUE UM MÉTODO, UMA CONCEPÇÃO CRÍTICA DE EDUCAÇÃO

PAULO FREIRE, ONE-HUNDRETH YEAR: MORE THAN A METHOD, A CRITICAL CONCEPTION OF EDUCATION

PAULO FREIRE, CIEN AÑOS: MÁS QUE UN MÉTODO, UNA CONCEPCIÓN CRÍTICA DE LA EDUCACIÓN

RESUMO

Ao ensejo do centenário do nascimento de Paulo Freire, este artigo mostra a relevância da concepção crítica de educação para o método de alfabetização e para a crítica à opressão vivida pela maioria da população na sociedade atual. Para isso, trata, no primeiro momento, do empenho de Freire na alfabetização e na conscientização das massas para a participação no desenvolvimento do país. No segundo momento, Freire abre-se para os esfarrapados do mundo e, mantendo-se como personalista cristão, estabelece profícua interlocução com o marxismo. Em conclusão, faz-se um paralelo entre a situação do país no exílio de Freire e o quadro atual, mostrando a perda que sua saída significou para a educação brasileira e o risco de perdermos até seu legado se persistir o retrocesso político em que nos encontramos.

Palavras-chave
Paulo Freire; Educação libertadora; Conscientização; Pedagogia do oprimid

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br