Open-access DE AVANÇOS A RETROCESSOS: DILEMAS PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA CULTURA DIGITAL

FROM ADVANCES TO SETBACKS: DILEMMAS FOR DISTANCE EDUCATION IN DIGITAL CULTURE

DE AVANCES A RETROCESOS: DILEMAS DE LA EDUCACIÓN A DISTANCIA EN LA CULTURA DIGITAL

RESUMO

Este artigo objetiva refletir sobre alguns dilemas impostos pela presença de inteligências artificiais (IA) na educação a distância (EaD), para se pensar sobre a qualidade das formações online. Trata-se de escrito teórico de viés bibliográfico, resultando de pesquisas realizadas no campo educação-tecnologias-sociedade. Os resultados indicam que, entre avanços e retrocessos, os dilemas suscitam (re)pensar as formações em cursos EaD recontextualizadas nos atuais modos de produção humana, implicados na cultura digital, para potencializar as inteligências orgânicas para uso consciente, autônomo e ético das IA. Problematizar a terceirização do pensamento aos agentes não humanos, historicizar o debate no campo da educação e apontar direções possíveis é o que os nossos achados têm sinalizado.

Palavras-chave Educação a distância; Cultura digital; Inteligência artificial; Agentes não humanos; Mercantilização

location_on
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro