(FERRÃO, 2012FERRÃO, M.E. Avaliação educacional e modelos de valor acrescentado: tópicos de reflexão. Educação & Sociedade, v. 33, n. 119, p. 455-469, 2012.) |
Revisão e reflexão sobre modelo de valor acrescentado: definição, características, especificações e requisitos metodológicos, uso e finalidades, limitações |
Ligação entre valor acrescentado e sistema de avaliação educacional |
(BRAUN et al., 2010BRAUN, H.; CHUDOWSKY, N.; KOENIG, J. Getting value out of value-added. Social Sciences. Washington, D.C.: National Academies Press, 2010. Disponível em: <Disponível em: http://216.78.200.159/Documents/RandD/Other/Getting Value out of Value-Added.pdf
>. Acesso em: 14 março 2016. http://216.78.200.159/Documents/RandD/Ot...
; BRAUN & WAINER, 2007BRAUN, H.; WAINER, H. Value-added modeling. In: RAO, C.R.; SINHARAY, S. (Eds.). Handbook of Statistics: Psychometrics, v. 26, p. 867-892, 2007. http://doi.org/10.1016/S0169-7161(06)26027-9
http://doi.org/10.1016/S0169-7161(06)260...
; GOLDSTEIN & SPIEGELHALTER, 1996GOLDSTEIN, H.; SPIEGELHALTER, D. League tables and their limitations: statistical issues in comparisons of institutional performance. Journal of the Royal Statistical Society: Series A (Statistics in Society), v. 159, p. 385-443, 1996. Disponível em: <Disponível em: http://www.jstor.org/pss/2983325
>. Acesso em: 14 março 2016. http://www.jstor.org/pss/2983325...
; OECD, 2008ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT (OECD). Measuring improvements in learning outcomes. Paris: OECD Publishing, 2008. http://doi.org/10.1787/9789264050259-en
http://doi.org/10.1787/9789264050259-en...
) |
(BRAUN, 2013BRAUN, H. Value-added modeling and the power of magical thinking. ENSAIO: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 21, n. 78, p. 115-130, 2013.) |
Revisão e reflexão sobre modelo de valor acrescentado e política de prestação de contas-responsabilização com consequências de alto risco |
Resumir os principais resultados de pesquisa nos Estados Unidos; sugerir modos de uso para a melhoria do ensino |
(BRAUN, 2005BRAUN, H. Value-added modeling: What does due diligence require. In: LISSITZ, R. (Ed.). Value-added Models in Education: Theory and Applications. Maple Grove: JAM Press Books, 2005. p. 19-38. Disponível em: <Disponível em: http://www.cgp.upenn.edu/pdf/Braun - VA Modeling What Does Due Diligence Req.pdf
>. Acesso em: 14 março 2016. http://www.cgp.upenn.edu/pdf/Braun - VA ...
; BRAUN et al., 2010BRAUN, H.; CHUDOWSKY, N.; KOENIG, J. Getting value out of value-added. Social Sciences. Washington, D.C.: National Academies Press, 2010. Disponível em: <Disponível em: http://216.78.200.159/Documents/RandD/Other/Getting Value out of Value-Added.pdf
>. Acesso em: 14 março 2016. http://216.78.200.159/Documents/RandD/Ot...
; REARDON & RAUDENBUSH, 2009REARDON, S.F.; RAUDENBUSH, S.W. Assumptions of value-added models for estimating school effects. Education Finance and Policy, v. 4, n. 4, p. 492-519, 2009. Disponível em: <Disponível em: http://www.mitpressjournals.org/doi/abs/10.1162/edfp.2009.4.4.492
>. Acesso em: 14 março 2016. http://www.mitpressjournals.org/doi/abs/...
) |
(FERRÃO & COUTO, 2013FERRÃO, M.E., COUTO, A. Indicador de valor acrescentado e tópicos sobre consistência e estabilidade: uma aplicação ao Brasil. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 21, n. 78, p. 131-164, 2013. http://doi.org/10.1590/S0104-40362013000100008
http://doi.org/10.1590/S0104-40362013000...
) |
Debate e comparação de modelo de resultados contextualizados (status) e de valor acrescentado |
Mostrar evidência comparativa do indicador de status e de valor acrescentado, estudo das propriedades de consistência e estabilidade |
(BRAUN & WAINER, 2007BRAUN, H.; WAINER, H. Value-added modeling. In: RAO, C.R.; SINHARAY, S. (Eds.). Handbook of Statistics: Psychometrics, v. 26, p. 867-892, 2007. http://doi.org/10.1016/S0169-7161(06)26027-9
http://doi.org/10.1016/S0169-7161(06)260...
; OECD, 2008ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT (OECD). Measuring improvements in learning outcomes. Paris: OECD Publishing, 2008. http://doi.org/10.1787/9789264050259-en
http://doi.org/10.1787/9789264050259-en...
; SAMMONS et al., 1997SAMMONS, P.; THOMAS, S.; MORTIMORE, P. Forging links: Effective schools and effective departments. Londres: Paul Chapman, 1997.; SAUNDERS, 1999SAUNDERS, L. A brief history of educational “value added”: How did we get to where we are? School Effectiveness and School Improvement, v. 10, n. 2, p. 233-256, 1999. http://doi.org/10.1076/sesi.10.2.233.3507
http://doi.org/10.1076/sesi.10.2.233.350...
) |
(BROOKE et al., 2014BROOKE, N.; FERNANDES, N. da S.; MIRANDA, I.P.H.; SOARES, T.M. Modelagem do crescimento da aprendizagem nos anos iniciais com dados longitudinais da pesquisa GERES I. Educação & Sociedade, v. 40, n. 1, p. 77-94, 2014.) |
Comparação de duas abordagens de modelação do valor acrescentado, considerando variáveis de alunos, turmas, escolas |
Identificar fatores que influenciam a aprendizagem ano a ano e os padrões de crescimento ao longo dos anos |
Não consta |
(SOARES et al., 2017SOARES, T.M.; BONAMINO, A.; BROOKE, N.; FERNANDES, N. da S. Modelos de valor agregado para medir a eficácia das escolas Geres. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 25, n. 94, p. 59-89, 2017. http://doi.org/10.1590/s0104-40362017000100003
http://doi.org/10.1590/s0104-40362017000...
) |
Comparação de modelo de resultados contextualizados (status) com modelo de valor acrescentado |
Verificar a possibilidade de quantificar a eficácia escolar através do modelo de status, comparando com o de valor acrescentado. Estudo de estabilidade |
(BRAUN & WAINER, 2007BRAUN, H.; WAINER, H. Value-added modeling. In: RAO, C.R.; SINHARAY, S. (Eds.). Handbook of Statistics: Psychometrics, v. 26, p. 867-892, 2007. http://doi.org/10.1016/S0169-7161(06)26027-9
http://doi.org/10.1016/S0169-7161(06)260...
; FERRÃO, 2014FERRÃO, M.E. School effectiveness research findings in the Portuguese speaking countries: Brazil and Portugal. Educational Research for Policy and Practice, v. 13, n. 1, p. 3-24, 2014. http://doi.org/10.1007/s10671-013-9151-7
http://doi.org/10.1007/s10671-013-9151-7...
; FERRÃO & COUTO, 2013FERRÃO, M.E., COUTO, A. Indicador de valor acrescentado e tópicos sobre consistência e estabilidade: uma aplicação ao Brasil. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 21, n. 78, p. 131-164, 2013. http://doi.org/10.1590/S0104-40362013000100008
http://doi.org/10.1590/S0104-40362013000...
; REARDON & RAUDENBUSH, 2009REARDON, S.F.; RAUDENBUSH, S.W. Assumptions of value-added models for estimating school effects. Education Finance and Policy, v. 4, n. 4, p. 492-519, 2009. Disponível em: <Disponível em: http://www.mitpressjournals.org/doi/abs/10.1162/edfp.2009.4.4.492
>. Acesso em: 14 março 2016. http://www.mitpressjournals.org/doi/abs/...
; RUBIN et al., 2004RUBIN, D.B.; STUART, E.A.; ZANUTTO, E.L. A potential outcomes view of value-added assessment in education. Journal of Educational and Behavioral Statistics, v. 29, n. 1, p. 103-116, 2004. http://doi.org/10.3102/10769986029001103
http://doi.org/10.3102/10769986029001103...
) |