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CONCURSO NEGRO E EDUCAÇÃO: AÇÃO AFIRMATIVA DE FORMAÇÃO DE PESQUISADORES/AS NO BRASIL

CONCURSO NEGRO E EDUCAÇÃO: AFFIRMATIVE ACTION FOR THE TRAINING OF RESEARCHERS IN BRAZIL

CONCURSO NEGRO E EDUCAÇÃO: ACCIÓN AFIRMATIVA PARA LA FORMACIÓN DE INVESTIGADORES EN BRASIL

RESUMO

O artigo analisa os impactos do Concurso Negro e Educação, que fomentou a pesquisa sobre educação e relações étnico-raciais no Brasil no período de 1999 a 2007. Para isso, fez-se um levantamento dos(as) egressos(as), a fim de identificar seus espaços de atuação, suas inserções como pesquisadores(as) e suas participações na produção acadêmica relativa às questões raciais. Além disso, observaram-se também a mobilidade acadêmica e as redes que integram. O exercício evidenciou a importância desse programa de ação afirmativa para a inserção acadêmica dos(as) participantes e na ampliação dos estudos do campo das relações raciais no Brasil. Como principal fonte, foram analisados os currículos dos(as) participantes egressos(as) disponíveis na plataforma do CNPq, bem como os relatórios de avaliação do programa.

Palavras-chave
Concurso Negro e Educação; Ação afirmativa; Pesquisa em educação; Educação e relações étnico-raciais

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