Acessibilidade / Reportar erro

REPUTAÇÃO DA ESCOLA: ANÁLISE DE DOIS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO EM UM MERCADO ESCOLAR LOCAL

SCHOOL REPUTATION: ANALYSIS OF TWO SCHOOLS IN A LOCAL SCHOOL MARKET

REPUTACIÓN ESCOLAR: ANÁLISIS DE DOS ESCUELAS EN UN MERCADO ESCOLAR LOCAL

RESUMO

Este artigo analisa a reputação de duas escolas públicas em um mercado escolar local. A reputação das escolas relaciona-se aos posicionamentos de famílias, profissionais da educação e organizações escolares, afetando a dinâmica de produção de segregação escolar e desigualdade educacional em sistemas de ensino. A pesquisa incluiu observação de campo, entrevistas com profissionais da educação e com responsáveis de alunos e grupos focais com docentes. Os fatores associados à reputação das escolas tinham ligação com as características da identidade organizacional, da oferta educacional, do clima escolar e disciplinar. Nos casos estudados, a posição geográfica e a composição social dos alunos possuíam forte efeito condicionante sobre as possibilidades de inserção das escolas no mercado escolar.

Palavras-chave
Mercado escolar; Reputação; Segregação; Desigualdades educacionais

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br