Open-access Os Herdeiros: fundamentos para uma sociologia do ensino superior

The Inheritors: fundaments for a higher education sociology

Les Héritiers: les fondements d'une sociologie de l'enseignement supérieur

O artigo faz um exame do livro Os Herdeiros publicado, em 1964, na França, por P. Bourdieu e J.-C. Passeron. Inicia pela caracterização do contexto social e sociológico da obra e do corpus de dados empíricos que dá sustentação às análises dos autores. Envereda por suas teses sobre as desigualdades de acesso ao ensino superior, sobre as diferenças nas escolhas de cursos e de percursos acadêmicos no interior desse nível de ensino, e sobre as diferentes formas de se relacionar com a cultura legítima e o mundo universitário, segundo os diferentes grupos sociais. Finaliza examinando a proposta, defendida ao final da obra, de uma "pedagogia racional", como o único meio possível de neutralizar a ação da herança cultural sobre os destinos escolares dos indivíduos.

Palavras-Chave: Sociologia da Educação de Bourdieu; Educação e desigualdades sociais; Origem social e ensino superior.


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