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Os reformadores empresariais da educação e a disputa pelo controle do processo pedagógico na escola

The education entrepreneurial reformists and the dispute for the control of the pedagogical process in schools

Les réformateurs d'entreprises de l'enseignement et la dispute du contrôle du processus pédagogique a l'école

Partindo de dois núcleos conceituais constitutivos da organização do trabalho pedagógico (objetivos/avaliação e conteúdos/métodos) examinam-se as implicações dos avanços das propostas dos reformadores empresariais para a educação, evidenciando as conexões entre as avaliações de larga escala, os processos internos de avaliação (formal e informal) nas escolas, bem como a proposta de redefinição da base nacional comum curricular em curso. Mostra-se também que pelo controle do primeiro par dialético (objetivos/ avaliação), os reformadores almejam chegar ao controle do segundo par dialético da organização do trabalho pedagógico (conteúdos/métodos). Argumenta-se que sem a discussão e definição prévia de uma matriz formativa, corre-se o risco de reforçar uma matriz meramente conteudista que deixe de fora importantes dimensões da formação humana na definição de uma base nacional comum.

Reformadores empresariais; Base nacional comum; Avaliação; Organização do trabalho pedagógico; Formação humana


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