Acessibilidade / Reportar erro

POR QUE DEVEMOS ABANDONAR A IDEIA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

WHY WE SHOULD ABANDON THE IDEA OF INCLUSIVE EDUCATION

POR QUÉ DEBEMOS ABANDONAR LA IDEA DE EDUCACIÓN INCLUSIVA

RESUMO

O texto é um ensaio teórico erigido mediante revisão literária integrativa, o qual objetiva destacar contradições fundantes da ideia de inclusão, tornada princípio orgânico da modernidade no que se refere à construção de uma sociedade igualitária. Analisa historicamente a origem e a formação da categoria inclusão, desde seu significado primevo como ato de colocar algo ou alguém em um espaço fechado até a evolução do conceito no tempo presente, demarcando fendas existentes em sua compreensão como derivadas das antíteses constituintes da própria formulação inicial. Finaliza ao asseverar a importância de superar por incorporação dialética essa categoria mediante a apropriação do conceito de acessibilidade como nova gramática de uma sociedade democrática e justa.

Palavras-chave
Inclusão; Exclusão; Acessibilidade; Educação especial; Equidade

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br