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Open-access Educação & Sociedade

Publicação de: Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
Área: Ciências Humanas Versão on-line ISSN: 1678-4626

Sumário

Educação & Sociedade, Volume: 26, Número: 93, Publicado: 2005

Educação & Sociedade, Volume: 26, Número: 93, Publicado: 2005

Document list
Editorial
Documento sem título
Dossiê: "Entre Deleuze e a educação"
Apresentação Tadeu, Tomaz Kohan, Walter
Dossiê: "Entre Deleuze e a educação"
Aprender com Deleuze Schérer, René

Resumo em Português:

O aprender ocupa, na filosofia de Gilles Deleuze, um lugar de destaque. É um ato de adaptação e de criação, um agenciamento complexo, que concerne às condições de possibilidade do próprio pensamento: formação da Idéia e formulação do problema. O aprender vai além do saber, esposando a vida toda, inteira, em seu curso apaixonado e imprevisível.

Resumo em Inglês:

Learning occupies a prominent place in the philosophy of Deleuze. It is an act of adaptation and creation, a complex assemblage related to two of the conditions that make thought itself possible: formation of the Idea and formulation of the problem. Learning goes beyond knowledge and envelops entire life in its passionate and unpredictable course.
Dossiê: "Entre Deleuze e a educação"
Estranhos ensinamentos: Nietzsche-Deleuze Cragnolini, Mónica

Resumo em Português:

Em um texto já clássico, apresentado no colóquio de Cerisy-La-Salle de 1972 sobre Nietzsche, Deleuze indaga o motivo pelo qual não existe uma "escola" nietzschiana. Se considerarmos o grupo quase "sagrado" dos três mestres desmistificadores - Freud, Marx e Nietzsche -, veremos que, em nome dos dois primeiros, instalaram-se escolas e burocracias, mas que nada disso ocorreu no caso do filósofo do eterno retorno. O que há com Nietzsche, que parece impedir que, a partir de seu pensamento, sejam formadas escolas e burocracias, embora mais de um pensador afirme-se ou negue-se "nietzschiano"? Por que muitos pensadores diferentes autodenominam-se "nietzschianos" e por que alguns fazem questão de mostrar "por que não são nietzschianos"? Qual seria - se ela existisse - a "escola" nietzschiana? Quais seriam os seus ensinamentos? Quem seriam os seus mestres?

Resumo em Inglês:

In an already classic essay, which was presented at the 1972 Cerisy-La-Salle Symposium, which focused on work of Nietzsche, Deleuze asks why there is no such thing as a Nietzschean "School". If we consider the almost sacred group of the three demystifying masters, we will see that, schools and bureaucracies were established under the aegis of the Freud and Marx, but nothing of the sort occurred in the case of the philosopher of the eternal return. What, in Nietzsche, prevents schools and bureaucracies from sprouting from his thought, even though many thinkers affirm or deny being Nietzschean? Why do so many different thinkers call themselves Nietzschean whereas as many others insist on showing "why they are not Nietzschean"? What would a Nietzschean "School" be like, if one existed? What would its teachings be? Who would its masters be?
Dossiê: "Entre Deleuze e a educação"
Não se sabe... Corazza, Sandra Mara

Resumo em Português:

Não se sabe se a sua vida consiste numa existência individual; se a sua natureza consiste num fato biológico; ou se a sua cultura consiste num modo de ser social. Não há indicações a respeito, a não ser que, de jeito algum, trata-se de um animal rationale ou de uma imago Dei. Até que um outro - mundo possível? - chegasse, foi identificado à existência primordial. Em função de tal proveniência, através dos tempos, foi considerado como o humano em geral. E, só muito recentemente, viu-se que a sua ação transcorre de forma selvagemente sentida; logo, na antípoda do que é entendido por humano.

Resumo em Inglês:

One does not know if its life consists in an individual existence, if its nature consists in a biological fact, or if its culture consists in a social way of being. There exist no further indications apart from the fact that it is absolutely not a rationale animal or an imago Dei. Until another -possible world? - arrived, it was identified to primordial existence. Because of this origin, it was considered, along the ages, as the general human being. Only recently was it perceived that its action can only be felt feel as something savage; thus situated at the antipodes of what is understood as being human.
Dossiê: "Entre Deleuze e a educação"
A potência para a simulação: Deleuze, Nietzsche e os desafios figurativos ao se repensar os modelos da filosofia concreta Madarasz, Norman

Resumo em Português:

A filosofia deleuziana é mais conhecida como uma criação contínua de dispositivos maquinais, cujo objetivo é transformar o esqueleto figurativo no qual as formas e os modelos aplicativos vêm se sedimentar. A metáfora geológica não é, por isso mesmo, meramente aleatória. Ela tem a ver com um encontro real entre as possibilidades de movimentos criadores de dobras e as dobras mesmas como relevos formais. Pode-se supor que a primeira dessas formas geradoras, na filosofia de Deleuze, seja o simulacro. No quadro deste artigo, pretendemos retomar a análise do simulacro nos dois textos fundamentais de Deleuze sobre Platão e sobre Lucrécio.

Resumo em Inglês:

The philosophy of Deleuze is best known as a continuous creation of machinic apparatuses aimed at transforming the figurative conception in which applicative forms and models sediment. The geological metaphor is thus not merely arbitrary. It is tied to a real encounter between the possibilities of creative movements of folds and the very folds considered as formal reliefs. One can thus reasonably suppose that, in the philosophy of Deleuze, simulacrum is the first of these generating forms. In this article, we will try to follow how Deleuze analyzes simulacrum in his two fundamental essays about Plato and Lucretius.
Dossiê: "Entre Deleuze e a educação"
A filosofia e seus intercessores: Deleuze e a não-filosofia Vasconcellos, Jorge

Resumo em Português:

Pretendo relacionar o problema do pensamento com a criação artística em Gilles Deleuze, mostrando a importância de um pensamento diferencial, proposto pelo filósofo como nova imagem do pensamento, isto é, um pensamento que privilegia a idéia de diferença para instaurar novos ângulos e perspectivas do real. Essa aliança entre a criação artística e a produção filosófica propicia condições de possibilidade para formular uma leitura da obra deleuziana em que esse pensamento faz uma vertiginosa incursão nos domínios não-filosóficos na constituição de sua démarche. Investigarei, neste sentido, a noção de "intercessores", que, mesmo pouco tematizada na obra do filósofo, entendo tratar-se de idéia fundamental para a questão aqui em pauta.

Resumo em Inglês:

This paper intends to sketch out a relationship between the conceptions of thought of Gilles Deleuze and artistic creation, by showing the importance of a differential thought, which has been proposed by that philosopher as a new image of thought, i.e. a thought that privileges the idea of difference to establish new angles and perspectives about the real. Allying this artistic creation and philosophical production allows us to propose a reading of the work of Deleuze in which his thought makes a vertiginous inroad into non-philosophical domains, in the process of its own construction. Bearing this in mind, it will explore the notion of "intercessors", which, albeit little discussed in his work, seems to be fundamental for our theme.
Dossiê: "Entre Deleuze e a educação"
Mangue's school ou por uma pedagogia rizomática Lins, Daniel

Resumo em Português:

Uma pedagogia rizomática, que tem como axioma primordial uma ciência nômade ou itinerante está inserida na ética e na estética da existência, na imanência, pois, como vida e emerge como pura resistência, puro devir. Eis um dos eixos do projeto de uma escola inserida numa dinâmica do rizoma: resistir, infectar e vitalizar o instituído. Numa pedagogia nômade os saberes tornam-se sabores porque permitem as inteligências aceder a um universo outro. Os saberes como sabores não mudam a realidade finita dos homens, mas atribuem ao "incompreensível" uma realidade artística, criadora.

Resumo em Inglês:

A rizomatic pedagogy whose main axiom is a nomadic or itinerant science and could act as a counterpoint to the royal science is embedded into the ethics and aesthetics of existence, into immanence. As life, thus. It rises out as pure resistance, as pure becoming. Here is one of the axes of a School following a rizomatic dynamic: resisting, contaminating, and vitalizing what has become established. In a nomadic pedagogy knowledge turns to be flavors because it allows intelligence to access another world. Knowledge as flavor does not change the finite reality of human beings, but attributes to the inexplicable an artistic and creative reality.
Dossiê: "Entre Deleuze e a educação"
De fardos que podem acompanhar a atividade docente ou de como o mestre pode devir burro (ou camelo) Costa, Sylvio de Sousa Gadelha

Resumo em Português:

O texto explora, desdobra e mesmo força alguns dos traços e contornos ligados ao mal-estar que acompanha os educadores contemporâneos, para depois, em seu desfecho, reconduzir o leitor a uma possível e breve interpretação a partir do "duplo" Deleuze-Nietzsche. O sentido é tornar visíveis alguns processos e sintomas implicados na produção desse mal-estar, bem como a lógica que o anima. Assim, quem sabe, com essa rápida sinalização, este escrito possa dar o que pensar sobre a questão: como fazer da educação um problema, movimentando-a, inquietando-a, abrindo-a a novos possíveis, a novas experimentações e desafios.

Resumo em Inglês:

This paper explores, unfolds and in a sense stretches some of the traces and contours which could be connected to the malaise associated with contemporary educators. It then tries to lead the reader back to a possible and brief interpretation based on the "double" Deleuze-Nietzsche. It is intended to make visible some of the processes and symptoms implied in the production of this malaise, as well as to explicit the logic that gives life to it. These modest hints hope to force us to think about the following question: how can we transform education into a problem? Which, in turn, may put education in motion, disrupt it and open it up to new possibilities, experimentations and challenges.
Dossiê: "Entre Deleuze e a educação"
Políticas cognitivas na formação do professor e o problema do devir-mestre Kastrup, Virgínia

Resumo em Português:

O tema da aprendizagem ocupa na obra de Deleuze um lugar especial. A aprendizagem não é um processo de solução de problemas nem a aquisição de um saber, mas um processo de produção de subjetividade. Entendido a partir desta perspectiva, o problema da formação do professor surge ressignificado, envolvendo uma política cognitiva sintonizada com o entendimento da cognição como invenção de si e do mundo. Nessa medida, o conceito de devir-mestre indica um caminho para fazer face ao modelo de transmissão de informação baseado numa política de recognição.

Resumo em Inglês:

The theme of learning has a special in the work of Deleuze. For him, learning is neither a process for solving problems nor a process of knowledge acquisition, but rather a process of production of subjectivity. From this perspective, the issue of teacher training takes on new meanings, implying a cognitive policy that should be in harmony with a cognition conceived as an invention of the self and of the world. Bearing this in mind, the concept of becoming-teacher suggests a way, based a policy of recognition, to face the transmission of information model.
Dossiê: "Entre Deleuze e a educação"
Otimismo, pessimismo, criação<A HREF="#back1"></A>: pedagogia do conceito e resistência Bianco, Giuseppe

Resumo em Português:

Este ensaio propõe uma análise da noção de "pedagogia do conceito", apresentada, pela primeira vez, por Deleuze e Guattari, em O que é a filosofia? Faço, inicialmente, um esboço de seu desenvolvimento, propondo alguns paralelos com as noções de "pedagogia da percepção" e de "pedagogia do cinema", discutidas em A imagem-tempo e na "Carta a Serge Daney: Otimismo, pessimismo e viagem" (in Conversações). Tento, depois, destacar sua importância no quadro teórico da obra deleuziana, enfatizando sua ligação com a concepção construtivista e criativa da filosofia e das artes, com a noção de "imagem do pensamento", com a crítica da doxa e do conceito (em sua versão representacional), considerados como instrumentos de submissão da diferença ao idêntico.

Resumo em Inglês:

This essay analyses the notion of "pedagogy of concept" which Deleuze and Guattari presented for the first time in their book What is Philosophy? I first sketch its development, suggesting some parallels to the notions of "pedagogy of perception" and "pedagogy of cinema", which Deleuze discusses in the book Image-Time and in "Letter to Serge Daney: Optimism, pessimism, and travel" (in Negotiations). I then try to assert its importance in the more general framework of the work of Deleuze, emphasizing its connection with his constructivist conception of Philosophy and Arts, with his notion of "image of thought", and with his critique of the doxa and the concept (in its representational version), these latter seen as instruments of the subordination of difference to the identical.
Dossiê: "Entre Deleuze e a educação"
Deleuze e a questão da literaridade Zourabichvili, François

Resumo em Português:

Podemos organizar uma teoria de ensino a partir da obra e da prática pedagógica de Gilles Deleuze em torno de três temas: 1. a aula tem a ver com o que buscamos e não com o que sabemos. 2. Não sabemos por quais signos um estudante aprende ou torna-se bom em alguma coisa. 3. A atividade de pensar, e também o verdadeiro e o falso relativamente a essa atividade, começam quando traçamos os problemas mesmos. Um outro aspecto, menos visível, implica os outros três, já que se joga aí o destino mesmo do discurso de Deleuze, nossa capacidade de entendê-lo, assim como a sua própria capacidade de se fazer entender. Trata-se da insistência sobre uma compreensão ao pé da letra. A literalidade é o motivo de uma pedagogia interna à filosofia, de uma pedagogia propriamente filosófica.

Resumo em Inglês:

The work and practice of Deleuze allows us to organize a teaching theory around three themes: 1) Teaching is about what we are searching, not what we know; 2). We do not know what signs make a student learn or be good in whatever subject matter; 3. Thinking, as well whatever is true and false in this activity, begins when we establish the very problems. Though less visible, another aspect implies all of the previous ones, since what is at stake here is the very status of the discourse of Deleuze, our ability to understand it, and his own ability to make himself understood. I insist that we should read him literally and not metaphorically. Literality is the reason of a pedagogy internal to philosophy, of a pedagogy that is philosophical per se.
Dossiê: "Entre Deleuze e a educação"
Solidão, fascismo e literalidade Pelbart, Peter Pál

Resumo em Português:

Discuto algumas questões levantadas por François Zourabichvili em "Deleuze e a questão da literalidade", publicado neste mesmo dossiê. Pergunto, primeiramente, por possíveis equivalências entre a literalidade e a potência do falso que Nietzsche apresenta já em "Sobre verdade e mentira no sentido extramoral". Em segundo lugar, pergunto em que medida um exercício filosófico da literalidade nos libera de uma assertividade e de uma gregariedade crescentes. Em terceiro lugar, pergunto: "O que numa aula é a face atual, e qual é a face virtual?", ou, em outros termos, "qual é a relação entre a pedagogia interna à filosofia e a pedagogia não-filosófica?". Finalmente, pergunto se devemos tomar literalmente a tese de Zourabichvili de que todos os que falam de ontologia a propósito de Deleuze ou cometem um contra-senso completo ou não sabem o que significa ontologia.

Resumo em Inglês:

I discuss some of the questions raised by François Zourabichvili in his "Deleuze and the question of literality", also in this collection. I thus ask three questions: 1) Can we find equivalences between the notion of "literality" and the idea of "power of the false" which Nietzsche develops earlier in his "On Truth and Lie in an Extra-Moral Sense"? 2) To what extent would a philosophical exercise of literality liberate us from increasing assertiveness and gregariousness? 3) In a class, what would be the actual face and what would be the virtual one? In other words, what is the relationship between a pedagogy internal to philosophy and a non-philosophical pedagogy? I Finally ask whether we should take literally the thesis of Zourabichvili that whoever mentions the notion of ontology when talking about the work of Deleuze either talks utter nonsense or does not know what ontology means.
Dossiê: "Entre Deleuze e a educação"
Deleuze e a questão da literalidade: uma via alternativa Tadeu, Tomaz

Resumo em Português:

Discuto algumas das questões propostas por François Zourabichvili em "Deleuze e a questão da literalidade", publicado neste mesmo dossiê. Argumento que: a) a literalidade, tal como apresentada por Zourabichvili, deixa igualmente inexplicadas as relações metafóricas de que pretende dar conta; b) a metáfora e a literalidade não são equiparáveis: a primeira, enquanto operação lingüística supõe uma equivalência semântica; a segunda, enquanto operação material supõe uma equivalência pragmática; c) Deleuze e Guattari oferecem uma visão da literalidade muito mais simples e direta do a que propõe Zourabichvili.

Resumo em Inglês:

This paper discusses some of the issues François Zourabichvili raised in his "Deleuze and the question of literality", also in this collection. Its arguments are: 1) As Zourabichvili presents it, the notion of literality, does not account for the metaphoric relationships he intends to explain; 2) metaphor and literality are not commensurate since the former, as a linguistic operation, presupposes a semantic equivalence, and the latter, as a material operation, presupposes a pragmatic equivalence; c) Deleuze and Guattari give us a much more simple and direct view of literality than that proposed by Zourabichvili.
Artigos
Temas e tramas na pós-graduação em educação Kuenzer, Acacia Zeneida Moraes, Maria Célia Marcondes de

Resumo em Português:

Para falar de temas e tramas da pós-graduação em educação no Brasil, dividimos a exposição do texto em duas partes. Na primeira, retomamos alguns pontos da história da pós-graduação no país e indicamos uma inflexão importante neste processo, as mudanças induzidas pela avaliação da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) de 1996/1997 que, entre outros impactos, redesenhou o perfil da pós-graduação brasileira, que passa a priorizar fundamentalmente as atividades de pesquisa e de formação de pesquisadores. Na segunda, apresentamos alguns delineamentos teóricos que, a nosso ver, balizam as discussões acerca da produção de conhecimento nos dias de hoje, em particular nas áreas de ciências humanas e sociais e suas repercussões na pesquisa desenvolvida na área de Educação.

Resumo em Inglês:

To talk about the themes and intrigues of Brazilian post-graduation in Education, we have divided our text in two. The first part highlights some important moments of the history of post-graduation in Brazil. We point out how the changes introduced by Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) after its 1996/1997 evaluation represented a relevant inflection in this process. Among others impacts, they have redesigned the profile of that level and, from that moment on, post-graduation has began to stress fundamentally research and researcher training. Our second part presents some theoretical features that frame the discussions on the production of knowledge nowadays, particularly in Social and Human Sciences, and their effect on educational research.
Artigos
Criação dos sistemas municipais de ensino Sarmento, Diva Chaves

Resumo em Português:

A criação dos sistemas municipais de ensino tornou-se possível a partir da nova Constituição e da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A legislação previa, também, como opção do município criar seu próprio sistema ou compor com o Estado um sistema único ou, ainda, manter-se integrado ao sistema estadual. O presente texto trata da criação do sistema de ensino em nove municípios de Minas Gerais. Por meio de análise documental, questionários e entrevistas foi possível observar que a criação dos sistemas municipais de ensino significa uma opção do município para assumir sua autonomia e abre possibilidade de maior participação social nas decisões de política local. Um estudo sobre essa realidade precisa levar em conta o pacto federativo, as desigualdades regionais e as relações internacionais. O Brasil precisa consolidar o seu sistema e ao mesmo tempo sofre pressões para descentralizar, flexibilizar e expandir a escolarização privada. Têm sido questões permanentes: a questão federativa, as disputas ante a descentralização, a autonomia e a distribuição de competências e responsabilidades entre os entes federativos.

Resumo em Inglês:

The promulgation of the new Constitution and of the new "Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional" (Brazilian Education Basic Tenets Law) allowed the establishment of City Teaching Systems. The legislation also provided that local councils could either create their own system, make up one system with the Federal Government or keep integrated to their State teaching system. The present study explores the establishment of teaching systems in nine cities in the State of Minas Gerais. Together with questionnaires and interviews, the analyses of documents show that the establishment of city teaching systems represented an option for local councils to assume autonomy and opened up possibilities for a greater social participation in the local political decisions. A study on this reality needs to take into consideration the federative pact, the regional inequalities, and the international relations. Brazil needs to consolidate its system but, at the same time, it is under pressure to decentralize, flexibilize and expand private schooling. Permanent issues are: the federative issue, the disputes for decentralization, autonomy, and the distribution of skills and responsibilities among the States.
Revisão & Síntese
A construção da administração da educação na RBAE (1983-1996) Pereira, Gilson R. de M. Andrade, Maria da Conceição Lima de

Resumo em Português:

O objetivo do presente trabalho é descrever os modos pelos quais a Administração da Educação foi abordada, entre 1983 e 1996, numa específica instância de divulgação e consagração do campo educacional brasileiro, a Revista Brasileira de Administração da Educação (RBAE), periódico semestral da Associação Nacional de Profissionais de Administração da Educação (ANPAE), destinado a apresentar e discutir questões teóricas e práticas da administração da educação. Parte-se da hipótese segundo a qual a construção ali realizada corresponde aos interesses de um grupo de agentes do campo educacional, cuja definição do perfil profissional especializado é correlativa ao processo de autonomia intelectual da disciplina. Neste estudo faz-se referência à Administração da Educação como disciplina acadêmica, isto é, como projeto de inteligibilidade do real e empresa de interpretação teórica e intervenção prática na educação. Além disso, a Administração da Educação é aqui uma especialidade profissional dotada de valores, técnicas e métodos, e também de um programa de transmissão de conhecimentos.

Resumo em Inglês:

This paper aims at describing how the Administration of Education was tackled between 1983 and 1996 and, as a result of specific demands from the Brazilian educational field, the publishing and recognition of the six-monthly journal, Revista Brasileira de Administração da Educação (RBAE - Brazilian Journal of Education Administration), from the Associação Nacional de Profissionais de Administração da Educação (ANPAE - the National Association for the Administration of Education Professionals), where practical and theoretical issues on education were discussed and presented. Our hypothesis is that this construction was the result of related interests of a group of agents in the educational field, whose specialized professional profile is in accordance with the intellectual autonomy of the discipline. This study refers to Education Administration as an academic discipline, that is, as a project to understand reality and an attempt to both theoretically interpret and practically intervene in education. Furthermore, Education Administration is here considered as a professional specialization with its own values, techniques and methods, and also as a program providing knowledge.
Revisão & Síntese
Estado da arte da área de educação & comunicação em periódicos brasileiros Vermelho, Sônia Cristina Areu, Graciela Inês Presas

Resumo em Português:

O presente artigo relata o resultado de pesquisa bibliográfica na qual fizemos um levantamento de artigos publicados em 58 periódicos nacionais das áreas da educação e comunicação, entre os anos de 1982 a 2002, totalizando 1599 artigos lidos. O objetivo central foi traçar um perfil da produção brasileira sobre a problemática envolvendo Educação e Comunicação e, a partir deste, identificar alguns aspectos relevantes ou lacunas na produção. Quanto ao método utilizado buscamos identificar a forma, o conteúdo e o universo geográfico que essa produção apresentava, a partir de dados quantitativos e qualitativos coletados por meio de instrumentos de pesquisa desenvolvidos especificamente para esta pesquisa - em forma de questionário com questões abertas e fechadas. Os resultados apresentados neste texto se circunscrevem às análises de algumas variáveis fechadas do instrumento de pesquisa.

Resumo em Inglês:

This paper presents the result of a bibliographical investigation that surveyed 58 Brazilian periodicals published in Brazil between 1982 and 2002 in the areas of education and communication, and read 1,599 papers. The main objective was to draw a profile of the Brazilian academic research on the problems involving the fields of education and communication and to identify some relevant aspects or gaps they might present. Based on quantitative and qualitative data collected by means of research tools - questionnaires with open and close questions - specifically developed for this study, our methodology aimed at identifying the form, content and geographic location of this production. The results here presented are limited to the analysis of some variables of the research tool.
Revisão & Síntese
Educação, formação profissional e certificação de conhecimentos: considerações sobre uma política pública de certificação profissional Moraes, Carmen Sylvia Vidigal Lopes Neto, Sebastião

Resumo em Português:

Existem, no Brasil, duas formas de certificação, organizadas de acordo com os distintos propósitos, público-alvo e interesses que as orientam. De um lado, a certificação regulamentada do ensino nos seus diferentes níveis, mas mantendo a dissociação entre certificação e formação profissional na "educação profissional básica"; e, de outro, as medidas alinhadas às demandas do mercado, interessadas no reconhecimento formal de competências adquiridas no exercício de trabalho, com o objetivo de aumentar a competitividade. As reflexões aqui realizadas visam contribuir para a elaboração de uma política pública que integre a formação profissional no sistema nacional de educação e normalize a validação das qualificações profissionais no sistema escolar, promovendo a superação da dicotomia entre educação/certificação escolar e formação/certificação profissional, e possibilitando, aos candidatos à certificação profissional, o reconhecimento social e o aproveitamento de seus conhecimentos para fins de continuidade de estudos e de inserção e progressão profissional.

Resumo em Inglês:

The two Brazilian forms of certification are organized according to their goals, target public and the interests that guide them: 1) The regulated certification of teaching on its different levels, which keeps the difference between professional certification and vocational training in the "basic professional education". 2) The measures in line with the demands of the labour market, which are interested in the formal recognition of abilities acquired at work, in order to increase competitiveness. These reflections intend to help elaborate public policies that integrate vocational training into the national education system and regulate the validation of professional qualifications in the school system. This would overcome the dichotomy between school education/certification and vocational training/professional certification, and give social recognition to the candidates to professional certification, allowing them to use their knowledge to continue their studies, and professionally insert themselves and grow.
Debate
Complexidade e dialética: contribuições à práxis política e emancipatória em educação ambiental Loureiro, Carlos Frederico Bernardo

Resumo em Português:

No presente artigo analisa-se as principais orientações teórico-metodológicas que constituem a Educação Ambiental, à luz de um referencial inserido na tradição crítica e dialética histórica. Problematizam-se as formulações funcionalistas e organicistas produzidas no campo da teoria dos sistemas e da visão holística que diluem os aspectos políticos, sociais e culturais inerentes à complexidade ambiental, estabelecem uma unidade abstrata entre sociedade e natureza e, em algumas de suas propostas, hipostasiam o todo em relação às partes. Ao final, são resgatadas categorias definidoras da vertente emancipatória ou transformadora da Educação Ambiental, relevantes para um fazer educativo ambientalista que enfatize a participação cidadã, a ressignificação do ambiente e a transformação societária, enquanto princípios estruturantes e indissociáveis do processo de requalificação do humano na natureza.

Resumo em Inglês:

This paper analyses the main theoretical and methodological approaches to environmental education from a critical perspective within the historical dialectics. It problematizes the functional and organic formulations, produced in the field of theory of systems, and the holistic vision that dilute the political, social and cultural aspects inherent to the environmental complexity, establish an abstract unity among nature and society and, in some of its propositions, segregate the whole in relation to the parts. In the end, the relevant categories that define the emancipatory or transformative views of environmental education are brought forward in an approach that emphasizes citizenship participation, the re-signification of the environment, and the social transformation as structuring principles bound to the process of re-qualification of the human in the nature.
Imagens & Palavras
Desafios para a abordagem da imprensa na escola Zanchetta Jr., Juvenal

Resumo em Português:

Este artigo aborda a apropriação da imprensa escrita pela escola brasileira, a partir de características de três campos complementares: as tendências políticas e teóricas relativas à formação de professores; os livros didáticos de Língua Portuguesa; e a experiência em sala de aula. Destaca as dificuldades, o caráter incipiente dessa tarefa, e a necessidade de uma ação política articulada para o tratamento da imprensa e dos meios de comunicação na escola.

Resumo em Inglês:

To explore how the Brazilian school system has appropriated the written press, this paper recurs to the characteristics of three complementary disciplines: the political and theoretical trends in teacher training; the didactic books for Portuguese classes; and classroom experience. It highlights the challenges and newness of this task, and the need for an articulated political action to deal with the press and media at school.
Imagens & Palavras
Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões? Silva, Eliana Nunes da
Imagens & Palavras
O pêndulo da História: tempo e eternidade no pensamento católico (1800-1960) Andreotti, Azilde L.
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