Resumo
O processo de envelhecimento provocou um visível aumento da quantidade de estudantes idosos nas universidades brasileiras. Diversas pesquisas foram realizadas sobre o desenvolvimento deste estudante idoso, mas poucos estudos testaram a influência do apoio social percebido e das habilidades sociais no desempenho acadêmico deles em comparação com estudantes de outras faixas etárias. O objetivo deste estudo longitudinal foi investigar a influência do apoio social e das habilidades sociais sobre o desempenho acadêmico dos estudantes universitários idosos em comparação aos jovens. A amostra foi composta por 326 universitários (200 jovens e 126 idosos) de 13 instituições universitárias da região metropolitana do Rio de Janeiro. A regressão múltipla hierárquica confirmou o poder preditivo do apoio social, mas não das habilidades sociais sobre o desempenho acadêmico. A evolução do desempenho acadêmico (medida através do coeficiente de rendimento escolar) dos universitários que compunham a amostra foi observada durante dois anos. São recomendados novos estudos com amostras maiores em contextos regionais.
Palavras-chave
Desempenho acadêmico; Envelhecimento; Habilidades sociais; Apoio social