Resumo
Objetivo
O objetivo desta discussão foi apresentar como as questões raciais são tratadas em alguns cursos superiores de Psicologia no estado do Piauí, Brasil.
Método
Nossa metodologia envolveu a análise qualitativa dos textos dos documentos curriculares institucionais desses programas. Discutimos as implicações decorrentes da temática racial em uma perspectiva histórica, do final do século XIX até o final do século XX, período em que a psicologia debatia a questão racial brasileira, pois estava se desenvolvendo como ciência autônoma, situação em que a influência de outras ciências, como a medicina, permitia que o conhecimento psicológico fosse utilizado para validar teorias que pretendiam defender o racismo científico.
Resultados
Os resultados das análises realizadas demonstraram-se que a temática racial não é abordada explicitamente nestes cursos.
Conclusão
Nossas conclusões indicam que ainda precisamos superar o desafio de entender o racismo como um problema sério cujas consequências afetam a sociedade como um todo e que a discussão dessas ausências curriculares é irrefutavelmente relevante para a formação de psicólogos em um estado como o Piauí, onde 76,5% da população é composta por brasileiros afrodescendentes.
Palavras-chave
Brasil; História da Psicologia como Ciência; Teorias raciais; Formação de psicólogo