Acessibilidade / Reportar erro

Desenvolvimento infantil e adaptação: relações entre proposições junguianas e o conceito de funcionamento adaptativo

Resumo

Objetivo

É proposta uma revisão teórica que visa compreender a noção de adaptação a partir da abordagem psicodinâmica da Psicologia Analítica, associada ao construto psicológico de funcionamento adaptativo, este último passível de mensuração mediante domínios “conceituais, sociais e práticos”.

Método

Revisão integrativa de literatura.

Resultados

Domínios do funcionamento adaptativo podem vir a ser interpretados analiticamente em termos de desenvolvimento da personalidade, agenciamento do eu, adaptação às condições externas e internas, habilidades conscientes e aspectos inconscientes inferidos a partir do contexto clínico.

Conclusão

A construção teórica proposta se antevê de utilidade para a clínica e para pesquisas mistas, integrando resultados de instrumentos de testagem psicológica baseados nos domínios do funcionamento adaptativo.

Palavras-chave:
Desenvolvimento humano; Teoria junguiana; Adaptação psicológica; Psicometria

Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II, Av. John Boyd Dunlop, s/n. Prédio de Odontologia, 13060-900 Campinas - São Paulo Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-7223 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br