Acessibilidade / Reportar erro

Terapia de aceitação e compromisso em grupo para dor crônica: estudo quase-experimental

Resumo

Objetivo

Dor crônica é um problema de saúde prevalente que acarreta prejuízos para qualidade de vida e saúde mental. Este estudo avaliou inflexibilidade psicológica, intensidade da dor, qualidade de vida, sintomas de ansiedade e de depressão, autoeficácia e suporte social em pacientes com dor crônica.

Método

Utilizou delineamento quase-experimental e os seis participantes adultos foram avaliados por meio de instrumentos no pré e pós-intervenção em grupo (oito sessões) com Terapia de Aceitação e Compromisso.

Resultados

Após a intervenção houve redução da inflexibilidade psicológica e da dor, melhora da qualidade de vida, redução dos sintomas de ansiedade e de depressão e aumento da autoeficácia. Houve correlação inversa entre qualidade de vida e sintomas de depressão e entre domínios da qualidade de vida e inflexibilidade psicológica.

Conclusão

Conclui-se que a Terapia de Aceitação e Compromisso é um tratamento promissor a ser integrado no atendimento interdisciplinar da Clínica de dor.

Palavras-chave
Terapia de aceitação e compromisso; Terapia Comportamental; Dor crônica; Psicoterapia de grupo; Psicologia em Saúde

Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Editora Splendet, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campus I, Rua Prof. Dr. Euryclides de Jesus Zerbini, 1516, Pq. Rural Fazenda Santa Cândida, Telefone: (55 19) 3343-7223. - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br