Acessibilidade / Reportar erro

Psicologia em contexto hospitalar: vivências de pacientes com doenças crônicas não transmissíveis

Resumo

Objetivo

Identificar fatores envolvidos na vivência de Doenças Crônicas não Transmissíveis em pacientes de uma instituição hospitalar, a partir de registros em prontuários eletrônicos realizados pelo serviço de psicologia.

Método

Estudo documental-qualitativo-exploratório, realizado com 69 participantes. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo de modelo aberto com estratégia de emparelhamento.

Resultados

Foram criadas 4 categorias: Assimilação do diagnóstico e adaptação ao tratamento; Morte: temor e anseio; Sintomas de ansiedade e depressão; Aceitação da doença e esperança.

Conclusão

Evidenciou-se a necessidade de compreensão da singularidade e modos de enfrentamento apresentados pelos pacientes diante de contextos permeados pela dor e sofrimento ocasionados pela vivência de uma doença crônica. A escuta qualificada foi crucial nesse processo, possibilitando a compreensão do que é normativo e do que é patológico. No entanto, sinaliza-se para a necessidade de realização de novas investigações com prontuários abarcando outros aspectos e categorias não inseridas no presente estudo.

Palavras-chave:
Doença crônica; Psicologia hospitalar; Psicologia da saúde

Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II, Av. John Boyd Dunlop, s/n. Prédio de Odontologia, 13060-900 Campinas - São Paulo Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-7223 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br