Acessibilidade / Reportar erro

Cabelos e significados do pertencimento étnico-racial em conversas de meninas

Resumo

Objective

O racismo estrutural é um fenômeno sistêmico, presente na sociedade brasileira, no qual condições de subalternidade e de privilégio se distribuem entre grupos raciais, mantendo o grupo branco no poder. Sua expressão individual revela-se nas interações cotidianas. Crianças, imersas no tecido social, constituem-se na cultura e vão construindo seu pertencimento a um grupo étnico-racial. O objetivo deste estudo é identificar estereótipos sociais racializados sobre cabelos em conversas de meninas de 9-11 anos.

Method

Em uma escola pública foram organizados dois grupos, cada um com duas meninas negras e duas brancas. Elas participaram de sete sessões de brincadeiras, videogravadas, de 30 minutos em média. Entre os brinquedos havia: bonecas negra, loira, oriental e uma branca de cabelos castanhos.

Results

A análise microgenética focou segmentos de conversas sobre pertencimento étnico-racial.

Conclusão

Evidenciou crenças e valores racistas subjacentes aos significados sobre cabelos.

Palavras-chave:
Criança; Cabelo; Racismo; Interação social

Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Editora Splendet, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campus I, Rua Prof. Dr. Euryclides de Jesus Zerbini, 1516, Pq. Rural Fazenda Santa Cândida, Telefone: (55 19) 3343-7223. - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br