Acessibilidade / Reportar erro

Suicidalidade: um conceito em perspectiva

Resumo

Objetivo

Nos debates da Psicologia sobre suicídio, há conceitos que não estão ainda claros para que sejam inseridos na prática clínica. Suicidalidade é um termo frequente nas publicações estrangeiras, porém, não se tem clareza do conceito que melhor o descreve. Realizou-se estudo teórico-reflexivo a partir de revisão de literatura a fim de investigar o conceito de suicidalidade utilizado na literatura científica que trata do suicídio.

Método

Realizou-se uma de revisão de literatura, com busca nas bases de dados Biblioteca Virtual de Saúde; PubMed, Web of Science, Scientific Electronic Library Online; Latin American and Caribbean Center on Health Sciences Information Psychology Electronic Periodicals; Latin American and Caribbean Health Sciences Literature, a partir dos descritores suicidalidade, suicídio.

Resultados

Após submissão aos critérios de inclusão e exclusão, o corpus analítico foi constituído por 27 suportes, entre livros, artigos de revisão, artigos de pesquisa, teses e dissertações. Os estudos analisados trataram suicidalidade como tendência suicida, comportamento suicida, ideação suicida, tentativas anteriores e atuais, achado que reforça as lacunas em torno do conceito de suicidalidade.

Conclusão

Propõe-se que o conceito de suicidalidade seja o de atributo inato que pode ser ativado, baixo, alto; e que se mostra em ausência da vitalidade, fazendo a pessoa considerar o suicídio como possibilidade, mesmo sem desenvolver comportamento suicida.

Palavras-chave
Bioética; Psicologia; Suicidalidade; Suicídio; Prevenção do suicídio

Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Editora Splendet, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campus I, Rua Prof. Dr. Euryclides de Jesus Zerbini, 1516, Pq. Rural Fazenda Santa Cândida, Telefone: (55 19) 3343-7223. - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br