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Narrativas de educadores sociais sobre práticas no acolhimento institucional

Resumo

Objetivo

O presente estudo objetivou analisar as narrativas de educadores sociais sobre suas práticas numa instituição de acolhimento para crianças e adolescentes no Sul do Brasil.

Método

Utilizou-se um roteiro de entrevista narrativa e um questionário sociodemográfico. Participaram da pesquisa 11 educadores sociais e as entrevistas foram analisadas por meio da teoria fundamentada nos dados. Foram construídas quatro categorias referentes às práticas (início, tipos, dimensões, contexto).

Resultados

As práticas são iniciadas de maneira simples e ocorrem gradualmente por meio do cuidado, da inserção do lúdico, e da afetividade. Foram identificados os aspectos da integralidade do cuidado e a atenção humanizada.

Conclusão

Os resultados mostraram que as práticas estão congruentes com as diretrizes propostas pelas políticas públicas, mas, destaca-se a necessidade de formação continuada para discutir especificidades do cuidado, e estratégias para avaliação das atividades desenvolvidas.

Palavras-chave
Criança institucionalizada; Estatuto da criança e do adolescente; Educação infantil

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