Acessibilidade / Reportar erro

Sintomas de depressão e estresse barram a criatividade de professores: estudo durante a pandemia

Resumo

Objetivo

Este estudo objetivou analisar se há correlação entre sintomas de depressão, ansiedade e estresse e barreiras à criatividade pessoal de professores do ensino superior, além de verificar e discutir se esses sintomas negativos predizem as barreiras à criatividade.

Método

Participaram 386 professores do ensino superior do Brasil que responderam um formulário online ao final do primeiro ano da pandemia da Covid-19. Utilizou-se os instrumentos: Questionário de Dados Sociodemográficos, Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse e Inventário de Barreiras à Criatividade Pessoal.

Resultados

Os resultados demonstraram que sintomas de depressão e estresse barram a expressão da criatividade, com destaque para depressão, que explicou todas as barreiras à criatividade.

Conclusão

Sintomas negativos interferem na qualidade de vida e bem-estar dos professores e consequentemente no ambiente de trabalho, na expressão da criatividade para resolução de problemas.

Palavras-chave
Barreiras; Criatividade; Saúde menta; Ensino superior

Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II, Av. John Boyd Dunlop, s/n. Prédio de Odontologia, 13060-900 Campinas - São Paulo Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-7223 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br