Resumo
Objetivo
Este artigo buscou analisar as percepções de pais e professores a respeito da trajetória escolar de crianças adotadas. Para isto, entrevistamos professores do Ensino Fundamental (3º ao 7º ano) e pais adotivos, investigando como compreendem a existência de possíveis sucessos e dificuldades escolares nas crianças adotadas, e se há relação entre adoção e atuação escolar.
Método
Utilizamos a perspectiva teórico-metodológica da Rede de Significações, buscando compreender e investigar as percepções dos entrevistados de forma contextualizada e articulada. Entendemos ser importante ir além da análise de componentes individuais da criança (como filho biológico ou adotivo), considerando a rede interacional e o contexto em que ela está inserida.
Resultados
Como resultados, os professores atribuíram à “estrutura familiar” influência direta na aprendizagem, enquanto os pais focalizaram suas representações em questões individuais dos filhos.
Conclusão
As dificuldades e os sucessos escolares das crianças, portanto, não foram diretamente relacionados à adoção, mas às vivências anteriores e ao contexto familiar atual.
Palavras-chave
Adoção; Aprendizagem; Contexto escolar