Acessibilidade / Reportar erro

Liderança em jovens: uma proposta para identificação e desenvolvimento da criatividade e superdotação

O tema da liderança vem sendo debatido intensamente na literatura, principalmente no ambiente empresarial, governamental e militar. Entretanto, o conhecimento é bastante escasso entre os educadores e psicólogos sobre os indicadores da liderança, ou melhor, como a liderança se desenvolve entre os jovens, possíveis diferenças de sexo, e a relação da inteligência com a criatividade. Os autores apresentam um modelo para estimular a liderança criativa assim como uma escala para professores avaliarem superdotação a fim de atingir este objetivo. Como demonstrado, existem possibilidades de detectar a superdotação intelectual e criativa entre crianças e jovens e expectativas de superação de um nível básico de competência para atingir o de especialista ou esperto, em qualquer área, permitindo assim o aparecimento da liderança.

Criatividade; Superdotação; Alta habilidade; Inteligência; Liderança


Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II, Av. John Boyd Dunlop, s/n. Prédio de Odontologia, 13060-900 Campinas - São Paulo Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-7223 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br