Este estudo investiga evidências de fidedignidade e de validade convergente entre o Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes e a Matson Evaluation of Social Skills with Youngsters em dois grupos: o primeiro, constituído por 136 jovens de uma instituição pública (89 do sexo feminino e 47 do masculino, com idade entre 12 e 17 anos, 13,98 ± 1,24); o segundo, por 24 adolescentes participantes de um programa de medidas socioeducativas (idade entre 13 e 17 anos, 15,64 ± 1,18). Os resultados indicaram correlações baixas e moderadas entre algumas subescalas dos dois instrumentos, indicando evidências de validade convergente entre os escores do Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes e a subescala de habilidades sociais/assertividade da Matson Evaluation of Social Skills with Youngsters. Comparações entre os dois grupos mostraram que o segundo grupo apresenta menos dificuldade no fator Civilidade (Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes) do que os adolescentes de escola pública.
Adolescente; Psicometria; Habilidades Sociais; Validade dos testes