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Universidade da Terceira Idade: avaliação de estudantes

Evatuation of an University of the Third Age: students and former students' opinions

Resumos

Os objetivos foram verificar com estudantes: a) quais os aspectos mais e menos apreciados de uma Universidade da Terceira Idade; b) quais os aspectos considerados mais e menos difíceis; e c) possíveis diferenças entre os grupos. Foi utilizado roteiro de entrevista com 24 sujeitos de 46 a 80 anos, divididos em três grupos: ex-alunos, alunos atuais e ingressantes. Os resultados foram sub-metidos à análise estatística e de conteúdo. As experiências mais valorizadas foram: disciplinas teóricas, temas e atividades, também considerados mais fáceis. Foram relatadas poucas dificuldades ou aspectos menos apreciados, sendo a avaliação da Universidade predominantemente positiva.

desenvolvimento adulto; educação de adultos; terceira idade; universidade da terceira idade


The objectives were to raise among students: a) which aspects of an University of the Third Age were appreciated and which were not; b) which aspects were considered easy or difficult; and c) possible differences among groups. A planned interview was used with 24 subjects divided into three groups: former students, present students and freshmen, aged 46 to 80. The results were submited to statistical and thematic content analysis.The most valued experiences were: theoretical subjects, themes and activities, also considered the easiest ones. Few difficulties or nonappreciated aspects were reported, prevailing a positive evaluation ofthe University.

adult development; adult education; third age; university ofthe third age


ARTIGO

Universidade da Terceira Idade: avaliação de estudantes1 1 Parte da Dissertação de Mestrado defendida em 1996 no Instituto de Psicologia da PUCCAMP, sob orientação da Profª Drª Geraldina Porto Witter.

Evatuation of an University of the Third Age: students and former students' opinions

Regina Maria Prado Leite Erbolato

Bolsista CNPq

Endereço para correspondência Endereço para correspondência: Av. Dr. Arlindo Joaquim de Lemos, 901, apto 21 Jd. Proença CEP 13095-000 Campinas, SP.

RESUMO

Os objetivos foram verificar com estudantes: a) quais os aspectos mais e menos apreciados de uma Universidade da Terceira Idade; b) quais os aspectos considerados mais e menos difíceis; e c) possíveis diferenças entre os grupos. Foi utilizado roteiro de entrevista com 24 sujeitos de 46 a 80 anos, divididos em três grupos: ex-alunos, alunos atuais e ingressantes. Os resultados foram sub-metidos à análise estatística e de conteúdo. As experiências mais valorizadas foram: disciplinas teóricas, temas e atividades, também considerados mais fáceis. Foram relatadas poucas dificuldades ou aspectos menos apreciados, sendo a avaliação da Universidade predominantemente positiva.

Palavras-chave: desenvolvimento adulto, educação de adultos, terceira idade, universidade da terceira idade

ABSTRACT

The objectives were to raise among students: a) which aspects of an University of the Third Age were appreciated and which were not; b) which aspects were considered easy or difficult; and c) possible differences among groups. A planned interview was used with 24 subjects divided into three groups: former students, present students and freshmen, aged 46 to 80. The results were submited to statistical and thematic content analysis.The most valued experiences were: theoretical subjects, themes and activities, also considered the easiest ones. Few difficulties or nonappreciated aspects were reported, prevailing a positive evaluation ofthe University.

Keywords: adult development, adult education, third age, university ofthe third age.

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  • Endereço para correspondência:
    Av. Dr. Arlindo Joaquim de Lemos, 901, apto 21
    Jd. Proença
    CEP 13095-000
    Campinas, SP.
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    Parte da Dissertação de Mestrado defendida em 1996 no Instituto de Psicologia da PUCCAMP, sob orientação da Profª Drª Geraldina Porto Witter.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      20 Ago 2014
    • Data do Fascículo
      Abr 1997
    Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Editora Splendet, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campus I, Rua Prof. Dr. Euryclides de Jesus Zerbini, 1516, Pq. Rural Fazenda Santa Cândida, Telefone: (55 19) 3343-7223. - Campinas - SP - Brazil
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