Resumos
As reações de professores a um projeto específico de capacitação docente, desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo, denominado TV Escola, foram objeto da presente pesquisa. Serviram como sujeitos 33 professores de ensino fundamental de escolas públicas, quase todos do sexo feminino, que participaram do TV Escola em município do Estado e que, em seguida, responderam voluntariamente um questionário com questões abertas e fechadas. Os resultados apontam para uma reação favorável, de modo geral, ao projeto em si. O TV Escola foi encarado principalmente em termos de ganhos futuros para seu trabalho, mas foram mencionados pontos positivos e negativos quanto ao projeto. O projeto foi avaliado como útil e capaz de ajudar a capacitar o professor pela maioria dos sujeitos. Os problemas mencionados referiram-se ao conteúdo dos programas e a aspectos técnico-burocráticos. Concluindo, os professores reagiram positivamente ao projeto TV Escola e indicaram a necessidade de sua continuidade.
Capacitação de professores; Ensino à distância; TV e vídeos educativos
The reactions of teachers from a specific project of teachers' staff capacity, developded by Government of São Paulo called TV Escola, are subject from the present resource. Third Three elementary teachers from public schools, most female, answered the open and closed questions spontaneously after partipating on TV Escola in a couty from São Paulo. The resoults indicated pleasent reaction, in general, in the project itself. The TV Escola was mainly viewed by its future winnings for teacher's work. Allthough, some positive and negative aspects about the project were mentioned. It was avaliated by the majority ofthe subjects useful and capable of helpping to improve the teachers. The problems mentioned, were related to the programms conttents technical-bureaucrat aspects. Finally, the teachers reacted positivelly to TV Escola and indicated the necessity of its pursuit.
distance education; teachers' capacity; tv and educative tapes
ARTIGO
TV Escola: reações de professores de Ensino Fundamental* * O presente artigo foi apresentado no IV Congresso Pau- lista sobre Formação de Educadores (1996) em Águas de São Pedro - SP.
TV Escola: reaction of elementary school teachers
Cláudia Maria de Lima1 1 Este artigo é parte da Dissertação de Mestrado defendida na PUCCAMP com apoio financeiro da CAPS/ DS.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Endereço para correspondência Endereço para correspondência: Rua Alfaia, 59 Alto da Lapa CEP 05468-060 São Paulo Email: rslima@seade.gov.br
RESUMO
As reações de professores a um projeto específico de capacitação docente, desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo, denominado TV Escola, foram objeto da presente pesquisa. Serviram como sujeitos 33 professores de ensino fundamental de escolas públicas, quase todos do sexo feminino, que participaram do TV Escola em município do Estado e que, em seguida, responderam voluntariamente um questionário com questões abertas e fechadas. Os resultados apontam para uma reação favorável, de modo geral, ao projeto em si. O TV Escola foi encarado principalmente em termos de ganhos futuros para seu trabalho, mas foram mencionados pontos positivos e negativos quanto ao projeto. O projeto foi avaliado como útil e capaz de ajudar a capacitar o professor pela maioria dos sujeitos. Os problemas mencionados referiram-se ao conteúdo dos programas e a aspectos técnico-burocráticos. Concluindo, os professores reagiram positivamente ao projeto TV Escola e indicaram a necessidade de sua continuidade.
Palavras-chave: Capacitação de professores, Ensino à distância, TV e vídeos educativos.
ABSTRACT
The reactions of teachers from a specific project of teachers' staff capacity, developded by Government of São Paulo called TV Escola, are subject from the present resource. Third Three elementary teachers from public schools, most female, answered the open and closed questions spontaneously after partipating on TV Escola in a couty from São Paulo. The resoults indicated pleasent reaction, in general, in the project itself. The TV Escola was mainly viewed by its future winnings for teacher's work. Allthough, some positive and negative aspects about the project were mentioned. It was avaliated by the majority ofthe subjects useful and capable of helpping to improve the teachers. The problems mentioned, were related to the programms conttents technical-bureaucrat aspects. Finally, the teachers reacted positivelly to TV Escola and indicated the necessity of its pursuit.
Keywords: distance education; teachers' capacity; tv and educative tapes.
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Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
20 Ago 2014 -
Data do Fascículo
Abr 1997