Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação do processo de intervenção com professores para prevenção a problemas de comportamento infantil

Resumo

Objetivo

A prevalência de problemas emocionais e de comportamento chega a 30% em brasileiros em idade escolar. O manejo pelos professores pode reforçar tais dificuldades e, portanto, é fundamental avaliar intervenções para instrumentalizá-los. Objetivou-se apresentar o desenvolvimento e a implementação do Programa Facilitando o conVívio com Alunos em docentes de séries iniciais.

Método

Avaliou-se o processo de duas modalidades desta intervenção: G1, recebeu a intervenção de forma completa, e G2, recebeu a intervenção de forma parcial, priorizando-se a instrução sobre técnicas comportamentais de manejo e apoio socioemocional e excluindo-se o conteúdo do modelo cognitivo.

Resultados

O G1 avaliou melhor a intervenção quanto a importância e utilidade do conteúdo.

Conclusão

O conhecimento do modelo cognitivo por parte do professor é relevante para a modificação de comportamentos perturbadores de alunos em sala de aula.

Palavras-chave
Comportamento infantil; Terapia cognitivo-comportamental; Avaliação de processo; Professores escolares

Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Editora Splendet, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campus I, Rua Prof. Dr. Euryclides de Jesus Zerbini, 1516, Pq. Rural Fazenda Santa Cândida, Telefone: (55 19) 3343-7223. - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br