Acessibilidade / Reportar erro

Escalas de Ajustamento Parental e Familiar: Adaptação cultural para o Brasil

Resumo

Objetivo

O presente estudo teve por objetivo desenvolver a adaptação cultural para o Brasil das Escalas de Parentalidade e Ajustamento Familiar e verificar a validade de construto.

Método

A amostra foi composta de 315 mães de crianças de 2 a 5 anos de idade. O processo de adaptação cultural seguiu as seguintes etapas: tradução do instrumento para a língua portuguesa (Brasil); síntese e finalização da primeira versão em português; retrotradução; avaliação pelo comitê de juízes especialistas; avaliação semântica dos itens; cálculo do coeficiente de validade de conteúdo e entrevista qualitativa. Por fim, a análise fatorial confirmatória foi realizada.

Resultados

Os resultados da análise fatorial confirmatória para práticas parentais revelaram um modelo com quatro fatores: parentalidade coercitiva, encorajamento, inconsistência parental e relação pais-filhos. A análise para o ajustamento familiar revelou um modelo de dois fatores: ajustamento parental e familiar.

Conclusão

As Escalas de Parentalidade e Ajustamento Familiar consistem em medida válida para o contexto brasileiro, podendo ser utilizado em estudos futuros sobre parentalidade.

Palavras-chave:
Comparação transcultural; Ajustamento emocional; Relações familiares; Relações pais-filho; Psicometria

Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Editora Splendet, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campus I, Rua Prof. Dr. Euryclides de Jesus Zerbini, 1516, Pq. Rural Fazenda Santa Cândida, Telefone: (55 19) 3343-7223. - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br