Acessibilidade / Reportar erro

O impacto da paixão pelo exercício na percepção de bem-estar durante períodos de isolamento social

Resumo

Objetivo

Verificar as associações entre as variáveis paixão, afetos, satisfação com a vida e distresse, o poder preditivo dos diferentes tipos de paixão sobre a percepção de afetos positivos e negativos, e o efeito desta relação frente a avaliação de bem-estar psicológico e distresse, partindo de um modelo teórico.

Método Participaram 359 sujeitos, com idades entre 18 e 70 anos (M = 36,60; DP = 11,90) que responderam ao questionário sociodemográfico, Escalas de Paixão, Afetos Positivos e Negativos, Satisfação com a Vida e Distresse Psicológico de Kessler. Os dados foram analisados por meio de coeficientes de correlação e modelagem de equações estruturais.

Resultados

A adequação do modelo proposto foi verificada com índices ajustes satisfatórios e relações positivas entre Paixão Harmoniosa, Afetos Positivos e Satisfação com a Vida.

Conclusão

Os resultados sugerem que a Paixão Harmoniosa contribui para o enfrentamento do sofrimento e de experiências negativas, como os experimentados no momento pandêmico.

Palavras-chave:
Infecções por coronavírus; Saúde mental; Atividade motora; Psicologia do esporte.

Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Editora Splendet, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campus I, Rua Prof. Dr. Euryclides de Jesus Zerbini, 1516, Pq. Rural Fazenda Santa Cândida, Telefone: (55 19) 3343-7223. - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br