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Validade do Índice de Desenvolvimento para o Teste de Zulliger em crianças e adolescentes

RESUMO

Objetivo:

A maturidade psicológica pode ser compreendida como um construto multifacetado que abrange diversos atributos psicossociais, emocionais e cognitivos. O objetivo deste estudo foi investigar evidências de validade do Índice de Desenvolvimento Psicológico para o Teste Zulliger do Sistema Compreensivo.

Método:

A análise dos dados considerou o teste de Mann-Whitney, d de Cohen, correlação de Spearman e teste de coeficiente de diferença. Por fim, utilizou-se análise de regressão múltipla para verificar a relação entre idade e Índice de Desenvolvimento, com a participação de 253 crianças e adolescentes entre 7 e 14 anos.

Resultados:

Os resultados indicaram evidências de validade de critério concorrente para o Índice de Desenvolvimento, apontando diferenças estatisticamente significativas entre as faixas etárias.

Conclusão:

Quanto às evidências de validade convergente do Índice de Desenvolvimento entre os testes do Sistema Compreensivo Zulliger e do Sistema de Avaliação de Desempenho Rorschach, nada pode ser comprovado. Este estudo limita-se à faixa etária da amostra, bem como à transposição do cálculo do Índice de Desenvolvimento do Sistema de Avaliação de Desempenho de Rorschach para o Sistema Compreensivo Zulliger.

Palavras-chave:
Desenvolvimento da personalidade; Criança; Reprodutibilidade dos resultados; Testes psicológicos

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