Resumo
Objetivo:
O objetivo deste estudo foi introduzir a psicoeducação como uma estratégia de oferta de informações sobre saúde mental e discutir sua possível contribuição para a decisão de buscar tratamento, adesão ao tratamento e na diminuição de sintomas de transtornos mentais.
Método:
Foi realizada uma revisão narrativa da literatura.
Resultados:
Verificou-se que a psicoeducação contribui para a busca de tratamento ao informar indivíduos que seu sofrimento é resultado de um transtorno que pode ser tratado e não de características pessoais. Posteriormente, contribui para a adesão ao tratamento ao comunicar como o tratamento funciona e quais os resultados esperados. Essa contribuição da psicoeducação para a adesão ao tratamento que parece diminuir os sintomas do transtorno, ou seja, os sintomas diminuem porque o indivíduo se engajou no tratamento.
Conclusão:
Conclui-se que a psicoeducação atua como “porta de entrada” para a busca e adesão ao tratamento e consequente diminuição dos sintomas.
Palavras-chave:
Educação em saúde; Revisão de literatura; Saúde mental