Acessibilidade / Reportar erro

Motivação do professor para o ensino: evidências de validade de instrumento de avaliação

Resumo

Objetivo:

A motivação do professor está associada às suas conquistas, saúde e bem-estar, que refletem na qualidade do ensino. Com base na Teoria da Autodeterminação, buscou-se evidência de validade de um instrumento para avaliar a motivação do professor para ensinar, contendo 26 itens a serem respondidos em uma escala do tipo Likert.

Método:

O questionário Motivação do professor para o ensino foi aplicado online em uma amostra de 509 professores do ensino superior, 50,39% do sexo feminino e 49,41% do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 25 e os 73 anos. Os dados foram analisados por meio da Análise Fatorial Exploratória, utilizando-se o método de Análise Paralela.

Resultados:

A Análise Fatorial Exploratória revelou uma estrutura de dois fatores com alguns problemas estruturais que exigiram a exclusão de alguns itens. A versão de 17 itens da motivação do professor para ensinar foi simples e os índices de ajuste estimados foram muito bons.

Conclusão:

As altas cargas fatoriais obtidas entre os itens e os dois fatores aos quais eles se agrupam permitem considerá-los representantes dos construtos Motivação Autônoma e Controlada.

Palavras-chave:
Análise fatorial; Motivação; Testes psicológicos; Professores

Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Editora Splendet, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campus I, Rua Prof. Dr. Euryclides de Jesus Zerbini, 1516, Pq. Rural Fazenda Santa Cândida, Telefone: (55 19) 3343-7223. - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br