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Desenvolvimento infantil: avaliação da linguagem receptiva e expressiva em pré-escolares

Resumo

Objetivo

Este estudo avaliou a linguagem receptiva e expressiva de 221 crianças em idade pré-escolar, entre 2 a 5 anos de idade, utilizando um instrumento de Avaliação do Desenvolvimento da Linguagem.

Método

Pesquisa quantitativa com análise estatística realizada por meio de percentuais descritivos e testes não paramétricos Qui-quadrado e Exato de Fisher.

Resultados

Cento e quatro (47,06%) crianças apresentaram alterações, sendo 72 (32,58%) com grau leve, 18 (8,14%) moderado e 14 (6,33%) severo. Nas alterações de grau leve, houve predomínio de crianças na faixa etária de 3 a 4 anos (38,89%) e, nas de grau severo, de 4 a 5 anos (57,14%). As alterações ocorreram em maior número na área expressiva da linguagem com 98 casos (44,34%).

Conclusão

Os resultados obtidos sugerem que avaliações com instrumentos padronizados devem ser realizadas no ambiente escolar, possibilitando orientação aos pais e educadores, minimizando os impactos negativos para o desenvolvimento infantil e aprendizagem.

Palavras-chave
Avaliação; Desenvolvimento da linguagem; Educação infantil

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