Acessibilidade / Reportar erro

Leitura compartilhada: interação entre pais e filhos em situação natural

RESUMO

Objetivo

O presente estudo teve como objetivo descrever e analisar como os pais realizam a leitura compartilhada com seus filhos, naturalmente, sem instruções específicas. Adicionalmente, foi avaliado o efeito de uma intervenção breve para ensinar pais a usarem estratégias de leitura compartilhada.

Método

Participaram quatro famílias com crianças entre quatro e cinco anos sem diagnóstico de qualquer transtorno. Foram analisadas filmagens que os pais realizaram em suas casas de um momento de leitura compartilhada e para análise da intervenção foi mensurado o número de utilização das estratégias de estímulo da linguagem pelos pais e medidas de linguagem das crianças.

Resultados

A descrição da situação natural gerou quatro categorias de análise: organização do espaço físico, contato com o livro, forma como a história é contada e relação afetiva entre pais e filhos. Após a intervenção breve foram encontradas melhorias em todas as variáveis medidas quando comparadas aos dados pré-intervenção.

Conclusão

Discute-se a importância de orientar as famílias a utilizarem mais estratégias de estímulo de linguagem no contexto de leitura compartilhada, para enriquecer as oportunidades de fala da criança.

Palavras-chave:
Linguagem infantil; Relações pais-filho; Leitura

Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Editora Splendet, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campus I, Rua Prof. Dr. Euryclides de Jesus Zerbini, 1516, Pq. Rural Fazenda Santa Cândida, Telefone: (55 19) 3343-7223. - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br