Acessibilidade / Reportar erro

Autocuidado em adultos com diabetes Mellitus tipo 1: análise do controle glicêmico

Resumo

Objetivo

O controle glicêmico é essencial para diminuir os riscos de complicações em longo prazo de pessoas vivendo com diabetes mellitus tipo 1. O objetivo do estudo foi avaliar a relação entre controle glicêmico e características demográficas, econômicas, clínicas, e comportamentos de autocuidado para a diabetes.

Método

Participaram da pesquisa 107 pessoas vivendo com diabetes. Os participantes responderam um questionário de autorrelato online com indicadores clínicos e de cuidado com a saúde.

Resultados

Os resultados mostraram que a maioria dos participantes não possuía controle glicêmico adequado (baseado na avaliação de hemoglobina glicada), especialmente aqueles com dificuldade de monitorar a doença e pelas falhas em realizar a testagem diária e aumento do uso de tabaco. O controle glicêmico inadequado também foi predito pela baixa renda, índice de massa corporal elevado e baixa classe social.

Conclusão

Recomenda-se implementar estratégias em saúde sensíveis às desigualdades sociais e dificuldades individuais relacionadas ao controle glicêmico para promover a saúde.

Palavras-chave
Automonitorização da glicemia; Diabetes mellitus tipo 1; Promoção da saúde; Habilidades para autocuidado

Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Editora Splendet, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campus I, Rua Prof. Dr. Euryclides de Jesus Zerbini, 1516, Pq. Rural Fazenda Santa Cândida, Telefone: (55 19) 3343-7223. - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br