Acessibilidade / Reportar erro

Escalas de Ajustamento Parental e Familiar: Adaptação cultural para o Brasil

Resumo

Objetivo

O presente estudo teve por objetivo desenvolver a adaptação cultural para o Brasil das Escalas de Parentalidade e Ajustamento Familiar e verificar a validade de construto.

Método

A amostra foi composta de 315 mães de crianças de 2 a 5 anos de idade. O processo de adaptação cultural seguiu as seguintes etapas: tradução do instrumento para a língua portuguesa (Brasil); síntese e finalização da primeira versão em português; retrotradução; avaliação pelo comitê de juízes especialistas; avaliação semântica dos itens; cálculo do coeficiente de validade de conteúdo e entrevista qualitativa. Por fim, a análise fatorial confirmatória foi realizada.

Resultados

Os resultados da análise fatorial confirmatória para práticas parentais revelaram um modelo com quatro fatores: parentalidade coercitiva, encorajamento, inconsistência parental e relação pais-filhos. A análise para o ajustamento familiar revelou um modelo de dois fatores: ajustamento parental e familiar.

Conclusão

As Escalas de Parentalidade e Ajustamento Familiar consistem em medida válida para o contexto brasileiro, podendo ser utilizado em estudos futuros sobre parentalidade.

Palavras-chave:
Comparação transcultural; Ajustamento emocional; Relações familiares; Relações pais-filho; Psicometria

Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II, Av. John Boyd Dunlop, s/n. Prédio de Odontologia, 13060-900 Campinas - São Paulo Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-7223 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br