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Proposta e validação de uma bateria dos 5Cs do Desenvolvimento Positivo de Jovens no esporte

Resumo

Objetivo

Este artigo teve como objetivo propor uma bateria para mensurar o modelo teórico dos 5Cs do desenvolvimento positivo de jovens no esporte e investigar suas propriedades psicométricas.

Método

A amostra foi composta por 305 atletas, entre 14 e 24 anos (M = 18,4±2,38, 58,9% sexo feminino). As análises empregadas foram análise fatorial confirmatória, consistência interna e modelagem de equações estruturais.

Resultados

Os resultados referentes a estrutura fatorial demonstraram a adequação do modelo de cinco fatores oblíquos (χ²/gl = 1,61, TLI = 0,95, CFI = 0,95, RMSEA = 0,05), com cargas fatoriais variando de 0,32 a 0,84. A Modelagem de Equações Estruturais sugeriu efeito positivo da paixão harmoniosa e do clima orientado à tarefa sobre os 5Cs.

Conclusão

Tais resultados corroboram a literatura ao demonstrar o papel facilitador de variáveis individuais (paixão harmoniosa) e contextuais (clima orientado à tarefa) sobre desenvolvimento positivo de jovens no esporte.

Palavras-chave:
Análise Fatorial; Psicologia do Esporte; Psicologia Positiva; Psicometria; Validade do Teste

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