Open-access Validade do Índice de Desenvolvimento para o Teste de Zulliger em crianças e adolescentes

RESUMO

Objetivo:  A maturidade psicológica pode ser compreendida como um construto multifacetado que abrange diversos atributos psicossociais, emocionais e cognitivos. O objetivo deste estudo foi investigar evidências de validade do Índice de Desenvolvimento Psicológico para o Teste Zulliger do Sistema Compreensivo.

Método:  A análise dos dados considerou o teste de Mann-Whitney, d de Cohen, correlação de Spearman e teste de coeficiente de diferença. Por fim, utilizou-se análise de regressão múltipla para verificar a relação entre idade e Índice de Desenvolvimento, com a participação de 253 crianças e adolescentes entre 7 e 14 anos.

Resultados:  Os resultados indicaram evidências de validade de critério concorrente para o Índice de Desenvolvimento, apontando diferenças estatisticamente significativas entre as faixas etárias.

Conclusão:  Quanto às evidências de validade convergente do Índice de Desenvolvimento entre os testes do Sistema Compreensivo Zulliger e do Sistema de Avaliação de Desempenho Rorschach, nada pode ser comprovado. Este estudo limita-se à faixa etária da amostra, bem como à transposição do cálculo do Índice de Desenvolvimento do Sistema de Avaliação de Desempenho de Rorschach para o Sistema Compreensivo Zulliger.

Palavras-chave: Desenvolvimento da personalidade; Criança; Reprodutibilidade dos resultados; Testes psicológicos

location_on
Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Editora Splendet, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campus I, Rua Prof. Dr. Euryclides de Jesus Zerbini, 1516, Pq. Rural Fazenda Santa Cândida, Telefone: (55 19) 3343-7223. - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro