Acessibilidade / Reportar erro

Investigação do viés atencional na ansiedade por meio da exposição a expressões faciais: um estudo de rastreamento ocular

Resumo

Objetivo

O presente estudo investigou vieses atencionais na ansiedade utilizando expressões faciais e medidas de rastreamento ocular.

Método

Participaram 76 participantes, com idades entre 18 e 36 anos, divididos em função dos níveis de ansiedade traço: Baixa, Moderada e Alta. Os estímulos foram expressões faciais e as medidas de interesse foram a Probabilidade de Primeira Fixação e a Proporção do Tempo de Fixação.

Resultados

Os resultados evidenciaram vieses de vigilância para expressões de nojo, independentemente do nível de ansiedade, e vieses de manutenção para expressões de alegria, independentemente do tempo de apresentação dos estímulos, no grupo Baixa Ansiedade Traço, quando comparado com o grupo Alta Ansiedade Traço.

Conclusão

Tais resultados suscitam questões relacionadas à importância do uso de estímulos positivos no tratamento da ansiedade e à necessidade de especificar os tipos, níveis e características dos estímulos utilizados nas pesquisas.

Palavras-chave
Ansiedade; Viés de atenção; Rastreamento ocular

Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Editora Splendet, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campus I, Rua Prof. Dr. Euryclides de Jesus Zerbini, 1516, Pq. Rural Fazenda Santa Cândida, Telefone: (55 19) 3343-7223. - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br