Acessibilidade / Reportar erro

Sintomas de depressão e estresse barram a criatividade de professores: estudo durante a pandemia

Resumo

Objetivo

Este estudo objetivou analisar se há correlação entre sintomas de depressão, ansiedade e estresse e barreiras à criatividade pessoal de professores do ensino superior, além de verificar e discutir se esses sintomas negativos predizem as barreiras à criatividade.

Método

Participaram 386 professores do ensino superior do Brasil que responderam um formulário online ao final do primeiro ano da pandemia da Covid-19. Utilizou-se os instrumentos: Questionário de Dados Sociodemográficos, Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse e Inventário de Barreiras à Criatividade Pessoal.

Resultados

Os resultados demonstraram que sintomas de depressão e estresse barram a expressão da criatividade, com destaque para depressão, que explicou todas as barreiras à criatividade.

Conclusão

Sintomas negativos interferem na qualidade de vida e bem-estar dos professores e consequentemente no ambiente de trabalho, na expressão da criatividade para resolução de problemas.

Palavras-chave
Barreiras; Criatividade; Saúde menta; Ensino superior

Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Editora Splendet, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campus I, Rua Prof. Dr. Euryclides de Jesus Zerbini, 1516, Pq. Rural Fazenda Santa Cândida, Telefone: (55 19) 3343-7223. - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br