Resumo
Objetivo
Este estudo objetivou analisar se há correlação entre sintomas de depressão, ansiedade e estresse e barreiras à criatividade pessoal de professores do ensino superior, além de verificar e discutir se esses sintomas negativos predizem as barreiras à criatividade.
Método
Participaram 386 professores do ensino superior do Brasil que responderam um formulário online ao final do primeiro ano da pandemia da Covid-19. Utilizou-se os instrumentos: Questionário de Dados Sociodemográficos, Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse e Inventário de Barreiras à Criatividade Pessoal.
Resultados
Os resultados demonstraram que sintomas de depressão e estresse barram a expressão da criatividade, com destaque para depressão, que explicou todas as barreiras à criatividade.
Conclusão
Sintomas negativos interferem na qualidade de vida e bem-estar dos professores e consequentemente no ambiente de trabalho, na expressão da criatividade para resolução de problemas.
Palavras-chave
Barreiras; Criatividade; Saúde menta; Ensino superior