Resumo
Objetivo
Este estudo teve como objetivo descrever as representações sociais construídas pela comunidade educacional sobre a psicologia educacional e o psicólogo educacional no contexto escolar.
Método
Utilizamos uma metodologia qualitativa com abordagem hermenêutica, com a participação de 34 pessoas (reitores, professores, psicólogos, estudantes e pais) de oito escolas privadas na cidade de Ibagué, Colômbia. Os dados foram coletados por meio de grupos focais e entrevistas semiestruturadas.
Resultados
A técnica de redes temáticas para a análise dos dados foi utilizada, resultando em três temas globais que ilustram as principais representações sociais. Os resultados indicam que a diferenciação entre a psicologia clínica e a orientação escolar são referências para identificar a psicologia educacional como disciplina aplicada e o papel do psicólogo educacional na escola.
Conclusão
Argumentamos que as representações e práticas relacionadas a papéis tradicionais estão sendo transformados em práticas institucionais e contextuais.
Palavras-chave:
Educação; Educadores; Papel do psicólogo; Psicologia escolar