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A Psicologia e o psicólogo educacional em escolas privadas: uma aproximação a partir das representações sociais

Resumo

Objetivo

Este estudo teve como objetivo descrever as representações sociais construídas pela comunidade educacional sobre a psicologia educacional e o psicólogo educacional no contexto escolar.

Método

Utilizamos uma metodologia qualitativa com abordagem hermenêutica, com a participação de 34 pessoas (reitores, professores, psicólogos, estudantes e pais) de oito escolas privadas na cidade de Ibagué, Colômbia. Os dados foram coletados por meio de grupos focais e entrevistas semiestruturadas.

Resultados

A técnica de redes temáticas para a análise dos dados foi utilizada, resultando em três temas globais que ilustram as principais representações sociais. Os resultados indicam que a diferenciação entre a psicologia clínica e a orientação escolar são referências para identificar a psicologia educacional como disciplina aplicada e o papel do psicólogo educacional na escola.

Conclusão

Argumentamos que as representações e práticas relacionadas a papéis tradicionais estão sendo transformados em práticas institucionais e contextuais.

Palavras-chave:
Educação; Educadores; Papel do psicólogo; Psicologia escolar

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