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Estudos de Psicologia (Campinas), Volume: 14, Número: 3, Publicado: 1997
  • Crianças com queixa de dificuldade escolar: avaliação das mães através da Escala Comportamental Infantil A2 de Rutter Artigos

    Marturano, Edna Maria; Parreira, Vera Lúcia Casari; Benzoni, Selma Aparecida Geraldo

    Resumo em Português:

    Tendo em vista esclarecer a associação entre problemas emocionais / comportamentais e baixo rendimento escolar, foram conduzidos dois estudos empregando a Escala Comportamental Infantil A2 de Rutter (ECI). No Estudo I, a ECI foi aplicada a 200 mães de crianças referidas para atendimento psicológico em uma clínica-escola em razão de dificuldade no aprendizado escolar, verificando-se as diferenças entre sexos. No Estudo 2, foram avaliadas 75 crianças em três grupos: 1. com queixa de dificuldade de aprendizagem e suspeita de déficit cognitivo leve; 2. com queixa de dificuldade de aprendizagem, sem suspeita de déficit cognitivo; 3. com desempenho escolar satisfatório. Verificou-se uma alta porcentagem de crianças que, segundo o escore obtido na ECl, necessitariam de atendimento psicológico; as mães indicaram maior intensidade de problemas internalizados nas meninas, bem como de comportamentos imaturos nas crianças com suspeita de déficit cognitivo. A ECI confirmou tendências detectadas em estudos anteriores baseados em entrevistas.

    Resumo em Inglês:

    With the aim of clarifying the association between behavioral / emotional problerns and school underachievement, two studies were conducted with the Rutter Child Behavior Scale - A2 (CBS) In Study 1, CBS was applied to 200 mothers, each one with a child who had been referred to a university child guidance clinic for psychological aid by virtue of school learning problerns; sex differences were investigated. In Study 2, seventy-four children in three groups were assessed through CBS: 1. Children with school learning problems and presumed educable mental retardation; 2. Children with schoollearning problems and presumed normal intelligence; 3. Children with good school performance. Results showed a high proportion of children who, according to CBS score, were in need of psychological help. Mothers reported more internalized problerns in girls and more immature behaviors in children presumed to be mentally retarded. Trends detected by earlier interview researches were confirmed by CBS.
  • Um olhar crítico sobre o estudo do desamparo aprendido Artigos

    Hunziker, Maria Helena Leite

    Resumo em Português:

    O desamparo aprendido vem sendo observado numa grande variedade de espécies. Esse artigo mostra as características básicas dos experimentos sobre desamparo aprendido realizados com sujeitos infra-humanos. A análise crítica da maioria desses experimentos revela problemas de procedimento e mensuração do fenômeno, além de pouca precisão nas definições empregadas. É descrito um procedimento modificado, o qual produziu resultados mais precisos quanto à aprendizagem operante em estudo, se comparados com os resultados dos procedimentos convencionais. Sugere-se que a maior precisão dos experimentos sobre desamparo aprendido trará importantes contribuições para a análise do comportamento em geral, e para a investigação do controle aversivo e dos efeitos da não contingência, em particular.

    Resumo em Inglês:

    Learned helplessness effect has been observed across a wide range of species. This paper introduces the basic characteristics oflearned helplessness experiments performed with infrahwnan subjects. A critical analysis of most of these experiments shows procedural and measurement problems in addition to a low defftional precision. Some results produced by a modified procedure are reported, which were able to generate more accurate data (compared to conventional procedures) with respect to the operant learning under study. It is proposed that well established learned helplessness experiments can make significant contributions to behavior analysis, particularly to the investigation of aversive control and to the effects of non-contingency.
  • Momentos de comunicação intensa entre terapeuta e cliente: análise fenomenológica de depoimentos Artigos

    Teani, Cleidemar Estevam de Oliveira

    Resumo em Português:

    Descreve a estrutura da experiência de comunicação intensa entre terapeuta e cliente, vivida durante sessões de psicoterapia, através da análise fenomenológica de depoimentos de psicoterapeutas. Fundamenta-se na Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), com enfoque experiencial, tendo uma ênfase existencial-fenomenológica, Utiliza o método fenomenológico aplicado à pesquisa em psicologia clínica. Os colaboradores são sete psicoterapeutas experientes, de orientação humanística, provenientes de diversas regiões do país, aos quais se fez o pedido: "conte-me um momento de comunicação intensa entre terapeuta e cliente, vivido por você enquanto psicoterapeuta". Conclui que os momentos de comunicação intensa referem-se à mudança terapêutica, e dão-se através de uma experiência compartilhada na relação interpessoal estabelecida entre terapeuta e cliente, onde ocorre uma co-experienciação. As condições facilitadoras para a ocorrência destes momentos são a empatia, enquanto atitude tanto do terapeuta como do cliente, indissociável da autenticidade e da aceitação positiva incondicional; os sentimentos e a expressividade, tanto do terapeuta como do cliente, assim como a sensibilidade e capacidade de compreender o que está experienciando do terapeuta.

    Resumo em Inglês:

    The intense communication between therapist and client, experienced during the psychotherapy sessions, is described through the phenomenological analysis of therapists reports. Based on the Person-Centered Approach (PCA), with experiential focus and existential-phenomenological emphasis The phenomenological method applied to the clinical psychology research is used. The helpers are seven experts therapists, with humanistic orientation, from different parts of the country, who were asked the following: "Tell me a moment ofintense communication between therapist and client, experienced by you as therapist". Findings demonstrate that the intense communication is related to the therapeutic change, happening through a shared experience on the established relationship between therapist and client, where a co-experiencing occurs. The facilitating conditions for the occurrence of these mo- ments are the empathy as an attitude ofthe therapist as well as the client, inseparable of the authenticity and unconditional positive acceptance; the therapist and client feelings and expressiveness, and also the therapist sensitivity and capacity to comprehend what is been experienced.
  • O idoso e seu cotidiano no imaginário feminino de meia-idade: um estudo em representações sociais Artigos

    Martins, Roselisa Crespi

    Resumo em Português:

    O objetivo do estudo foi realizar uma pesquisa exploratória acerca das representações sociais da velhice entre mulheres na meia-idade. Participaram do estudo quatro mulheres, entre 40 e 45 anos, submetidas ao procedimento do Desenho-Estória com Tema. O material obtido foi submetido a uma análise de conteúdo de orientação psicodinâmica, da qual emergiram duas categorias principais de representações: uma delas, ligada à representação de ser idoso e a outra, relativa à vida cotidiana do idoso. Os resultados se aproximaram dos demais estudos sobre o tema, evidenciando uma tendência a representações predominantemente negativas sobre a velhice.

    Resumo em Inglês:

    This paper examines the social representation of middle-aged women. The sample was composed of 04 women, aged from 40 to 45, who underwent the Desenho-Estória com Tema procedure. Conceming the methodology, a content analysis was employed. Results showed two categories of social representation: being old people and oldpeople's ordinary life. Results are similar among other researches, indicating a tendency to consider old age mainly in a negative view.
  • Idéia de horizonte e mundo na fenomenologia Husserliana Artigos

    Valentini, Luigino

    Resumo em Português:

    O trabalho compõe-se de duas partes: a primeira analisa as idéias de horizonte e de mundo em algumas obras de E. Husserl; a segunda aplica estas duas idéias à análise do vivido de urna Comunidade Eclesial de base do Bairro de São Mateus, em São Paulo. O trabalho evidencia a importância da idéia de horizonte na fenomenologia husserliana, sua profunda relação com a idéia de mundo e suas implicações do ponto de vista lógico e metodológico. Na dimensão do horizonte se desvela urna nova maneira de ser da racional idade e da sua tarefa infinita como luz capacitada a constituir o sentido da realidade.

    Resumo em Inglês:

    The work has two parts: the first one analyses the ideas of horizon and world in some E. Husserl's works, the second applies these two ideas to the experience of life analyses of a Basis Ecclesiastical Community of São Mateus discrict, in São Paulo city. The work makes clear the importance of the horizon's ideas in the Husserl's phenomenology, its deep relationship with the world's idea and its implications since the logic and methodologic points. of view. ln the horizon's dimention, is unveiled a new way of being for the rationality and its infinit task as light capable of constituting the sense of the reality.
  • Produção de significados: uma proposta de metodologia fenomenológica Comunicação

    Chaves, Ana Paula; Mendonça, Viviane
  • O novo paradigma: homem x mulher Comunicação

    Caldoso, Andréia Ribeiro
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