Resumo em Português:
O objetivo deste trabalho foi avaliar uma experiência de atendimento de grupo em Orientação Profissional segundo o enfoque da Análise do Comportamento. Procurou-se avaliar as mudanças ocorridas no comportamento dos adolescentes quanto aos indicadores da escolha profissional. Participaram da intervenção dez adolescentes, de ambos os sexos, com idades entre 15 e 19 anos, alunos do Ensino Médio. O programa constou de nove sessões semanais estruturadas para discussão da problemática vocacional, focalizadas no desenvolvimento de auto-conhecimento e conhecimento das profissões. Antes do início e ao final dos atendimentos foi aplicado um instrumento contendo questões referentes aos indicadores da escolha profissional para levantamento de dados a serem comparados. Os resultados mostraram que 50% dos adolescentes conseguiram efetivar a escolha profissional e os outros 50% avançaram quanto aos critérios pessoais de seleção profissional. Estes resultados indicam que o modelo parece efetivo e necessita ser aprimorado para alcançar as necessidades de todos os adolescentes que procuram pelo Programa.Resumo em Inglês:
This work aimed at evaluating na experience of group assistance in Career Counseling according to the Behavioral Approach. Attempsts were made to evaluate the changes that took place in the behavior of adolescents regarding the indicators of professional choice. Tem adolescents, both male and female, ranging from 15 to 19 years of age, attending high school participated in the intervention. The orientation program consisted in nine weekly sessions, outlined towards the discussion of the vocational issue. The sessions focused on the development of self-knowledge and the knowledge of the professions. At the beginning and end of the program na instrument with questions about the indicators of professional choice was applied, to collect data for further comparison. The results showed that 50% of the adolescents managed to make a professional choice, whereas the other 50% made progress concerning personal criteria for professional decision. The results indicated that the model seems to be effective and needs to be improved to reach the needs of the adolescents that look for the Program's assistance.Resumo em Português:
O objetivo deste trabalho foi o de investigar os conflitos vivenciados por jovens atletas, quanto à manutenção da prática esportiva como uma atividade prioritária em suas vidas. Este estudo foi desenvolvido a partir da identificação de fatores que indicassem a existência desses conflitos, durante o processo de acompanhamento psicológico desenvolvido com uma equipe feminina de voleibol composta por 17 jogadoras e com 10 atletas de esportes individuais. Os sujeitos tinham em média 18 anos de idade. Os dados acerca do fenômeno psicológico investigado foram coletados ao longo do acompanhamento psicológico realizado com estes atletas, sendo que este processo psicológico teve a duração de no mínimo quatro meses e no máximo dois anos. Foram realizadas intervenções psicológicas semanais com os atletas estudados. Nessas sessões realizaram-se reflexões, tendo o esporte como foco central do trabalho. As sessões eram realizadas individualmente, com a periodicidade de uma sessão de uma hora por semana, com exceção das atletas de voleibol, que faziam uma sessão de grupo por semana e, eventualmente, eram atendidas individualmente. Foi possível identificar, a partir desta pesquisa, que em um determinado momento da vida, é comum que ocorra um conflito com relação ao desejo manifesto pelo esporte. Este conflito pode estar relacionado à ausência de objetivos, falta de perspectiva no esporte e afastamento do prazer inicialmente proporcionado pelo esporte. As renúncias que são necessárias para ser um atleta competitivo também exercem um papel importante na formação desses conflitos. O momento conflitante, normalmente, ocorre na adolescência, devido aos conflitos gerados pelas transformações desta faixa etária. No entanto, é neste momento em que há uma pressão para a efetivação da opção pela vida de atleta, isto em função da carreira esportiva ser uma carreira curta, para indivíduos jovens. Os aspectos acima citados indicam importantes focos de atenção terapêutica para o psicólogo que atua no meio esportivo.Resumo em Inglês:
The study here reported investigated the conflicts experienced by young athletes with respect in maintaining sport practice as a priority activity in their lives. It was developed when factors indicating the presence of these conflicts were identified during the psychological follow-up of a volley-ball team composed by seventeen female players and of ten athletes performing individual sports. On average, these subjects had eighteen years of age. The facts concerning the phenomena here investigated were collected during their psychological follow-up, that lasted from a minimum of four months to a maximum of two years, weekly psychological interventions taking place with all athletes enrolled in this study. The follow-up sessions were centered on reflections about sport practice and took place individually, on the basis of a single session per hour per week, with the exception of volley-ball athletes, who attended a weekly group session, their members being occasionally consulted individually. This study showed that at certain stage of one's life conflicts commonly occur in relation to the concern for sports. These conflicts are possibly related to the general lack of objectives and to the poor perspectives in sport career, factors that interact with the progressive fading of the pleasures its practice originally brings. The degree of involvement necessary to become a high performing athlete also seems to play an important role in the origin of these conflicts. This conflictive situation originates normally during adolescence, among the many that commonly arise at this age. This moment is however important, because it is during that pressure for choosing an athlete's life takes place. This is explained, on its turn, by the fact that the sports carrer is a short one, specially devised for young people. All the above-mentioned findings indicate important points of therapeutic attention for the psychologist involved with athletes and sport practice.Resumo em Português:
São analisadas algumas confluências teóricas entre Plotino e Jung, tendo por base os conceitos de imagem e de self (si-mesmo). Plotino é considerado como o descobridor do inconsciente e suas idéias sobre a alma são uma referência básica para a história da psicologia e da psicanálise. Embora não seja habitualmente incluída entre as influências teóricas de Jung, a filosofia plotiniana possui diversos pontos em comum com a psicologia analítica. O conceito de imagem, de importância capital para a teoria junguiana, é altamente altamente relevante em Plotino, o qual propõe uma psicologia do imaginário, quer dizer, um estudo da alma através das imagens. Em relação ao conceito de self, o próprio Jung destaca as intuições de Plotino nesse campo. Jung atribui também a Plotino a primeira formulação do conceito de unus mundus (mundo uno).Resumo em Inglês:
Some of the theoretical confluences between Plotino and Jung are analyzed, based on the concepts of image and self. Plotinus is considered as the discoverer of the unconscious and his ideas about the soul are a basic reference for the history of psychology and psychoanalysis. Although it is not habitually included among Jung's theoretical influences, the Plotinian phylosophy possesses several points in common with analytical psychology. The concept of image, of capital importance for the Jungian theory, is also highly important in Plotinus, which proposes a psychology of the imaginary, that is, a study of the soul through the images. In relation to the concept of self, Jung himself highlights Plotinus' insights on that field. Jung also attributes to Plotinus the first formulation of the concept of unus mundus (united world).Resumo em Português:
O presente estudo investigou a relação de fatores de personalidade e de fatores ligados à organização do trabalho com a síndrome do burnout. As características de personalidade examinadas foram padrão tipo A de personalidade e traço de ansiedade. Os fatores da organização do trabalho investigados envolveram o significado do trabalho, a percepção de controle e o suporte da chefia imediata. Participaram do estudo 239 profissionais de saúde. Eles responderam a cinco medidas para avaliação de dados sócio-demográficos, personalidade tipo A, traço de ansiedade, fatores do trabalho, burnout total e suas dimensões (exaustão emocional, despersonalização e realização pessoal com o trabalho). As análises de regressão múltipla (Stepwise) indicaram que as variáveis traço de ansiedade, suporte da chefia e tipo A de personalidade foram preditores significativos do burnout total e da exaustão emocional, enquanto as variáveis traço de ansiedade e tipo A de personalidade predisseram significativamente a despersonalização. Nenhuma das variáveis do estudo predisse significativamente a dimensão realização pessoal com o trabalho.Resumo em Inglês:
This study focuses the relationship between personality traits and organizational environmental factors, on one side, and burnout syndrome, on the other. The personality traits selected for this study were type A personality pattern and trait anxiety. Job factors included meaning of work, perception of control and support from supervisors. Participants were 239 health professionals. They completed five measures that assessed socio-demographic data, type A personality, trait anxiety, job factors, total burnout and its dimensions (emotional exhaustion, despersonalization and personal accomplishment). Stepwise multiple regression analyses indicated that trait anxiet, support from supervisors and type A personality were significant predictors of total burnout and emotional exhaustion. In addition, trait anxiet and type A personality significantly predicted despersonalization. However, there were no significant predictors of personal accomplishment.Resumo em Português:
Comparação de atribuições feitas por psicoterapeutas comportamentais experientes e não experientes (N = 41) sobre condições que promovem o aprimoramento profissional. Por meio de um questionário, 41 psicoterapeutas responderam a questões sobre condições que facilitam o aprimoramento da prática clínica e sobre o repertório comportamental do psicoterapeuta relacionado com a mudança clínica. Uma lista de categorias de comportamentos de terapeutas relacionados à mudança clínica é apresentada. As condições encontradas como relevantes para o aprimoramento da prática clínica foram comparadas em termos da experiência do terapeuta. Elas parecem estar relacionadas às situações presentes no contato direto do terapeuta com seus clientes (experiência - número de casos atendidos) e condições de aprimoramento técnico (formação acadêmica e atualização bibliográfica).Resumo em Inglês:
By way of a questionnaire behavioral therapists (N= 41) answered to questions about conditions that favor the improvement of the clinical practice and the behavioral repertory of the psychotherpist related to the clinical change. The important conditions for the improvement of the clinical practice where debated, which appeared to be related to the circumstances present in the psychotherapist direct contact with their clients (experience - number of cases) and quality of technical improvement (academic develpment and being update).Resumo em Português:
Relato parcial de uma pesquisa mais ampla que visou categorizar e descrever a experiência do êxtase a partir de três pontos de vista simultaneamente: como expressa por cinco teorias psicológicas, enquanto referências do fenômeno; como expressa por representantes de cinco sistemas religiosos enquanto tradições sistematizadoras desse fenômeno; e como expresso por oito sujeitos que vivenciaram o fenômeno, sob forma de análise de conteúdo de seus relatos. Este relato se restringe a este terceiro ponto de vista. A estrutura do trabalho foi fundamentada no método fenomenológico. Foram sugeridas e comentadas diferentes fases para o processo - seus antecedentes, fatores, desenvolvimento, características e conseqüências. Foi nosso objetivo também iniciar uma distinção entre o fenômeno saudável e seu correlato patológico, com vistas a contribuir para a clínica dos estados modificados de consciência.Resumo em Inglês:
The present work is a partial report on a piece of research which aimed to categorize and describe the experience of ecstasy from three separate discourses: a number of psychological perspectives; the views of representatives of 5 distinct religious systems; and, by using content analysis, the reports of eight individuals who have experienced the ecstasy phenomenon. The present work refers to this third discourse. The research was based on phenomenological method. It was possible to demonstrate the existence of the phenomenon and to describe it. Several distinct phases of the ecstatic experience were suggested - antecedents, contributory factors, development, characteristics and consequences. It was also our objective to try a distinction between the healthy and pathological phenomenon, with the view of informing clinical practice with modified states of consciousness.Resumo em Português:
Esse estudo investigou a percepção do professor de ensino fundamental e de educação infantil sobre o aluno superdotado. Questionários foram aplicados em um grupo de 41 professores de escolas particulares e públicas de Brasília. Uma abordagem qualitativa foi usada nesse estudo. Procedeu-se a uma análise de conteúdo dos dados obtidos. Os resultados sugeriram que tanto os professores de escolas públicas quanto os de escolas particulares consideram importante o papel da escola na educação do aluno superdotado. Entretanto, não adotavam medidas ou instrumentos para identificação desses alunos, nem os atendiam de forma diferenciada. Os professores relataram nunca terem trabalhado com alunos superdotados. A maioria dos professores possuía um conhecimento superficial do conceito de superdotação, do processo de identificação do aluno superdotado e não contava com uma orientação específica sobre práticas educacionais compatíveis com as necessidades desses alunos superdotados.Resumo em Inglês:
The purpose of this study was to investigate elementary school teachers' perception about gifted students. Questionnaires were administered to 41 teachers from private and public schools in Brasilia. A qualitative approach was used in this study and the data were analyzed through content analysis. The findings suggest that both private and public schools teachers believe that the involvement of the school in the gifted student educational process is important. On the other hand, neither public nor private schools adopted any kind of student identification system or had a special program for those students. The teachers reported that they have never had a gifted student in their classrooms. It was observed that most teachers have a superficial information about the concept of giftedness, identification processes, and educational strategies that could attend the needs of gifted students.Resumo em Português:
Este artigo objetiva apresentar um histórico sobre o estudo do temperamento, bem como o enfoque teórico de diferentes autores sobre sua definição e dimensões. Considerando concepções teóricas distintas, são estabelecidos os principais aspectos que caracterizam o temperamento em todas as teorias. São enfocadas também as principais relações estabelecidas entre temperamento e personalidade e aspectos que os diferenciamResumo em Inglês:
This article aims at to present a report on the study of the temperament, as well as the different authors' theoretical focus on her definition and dimensions. Considering different theoretical conceptions, they are established the main aspects that characterize the temperament in all of the theories. They are also focused the main established relationships among temperament and personality and aspects that differentiate them