Resumo em Português:
O objetivo do estudo foi construir um teste de reconhecimento pelo modelo de Rach composto por 64 itens de reconhecimento, 32 itens estudados e 32 distratores. Os itens compreendiam pares de palavras escritas ou de figuras, eram modais ou transmodais e metade pertencia a uma mesma categoria semântica e metade a diferentes categorias. Os pares foram agrupados por essas características e hipotetizou-se que esses grupos seguissem uma determinada ordem de dificuldade e que suas médias de dificuldade se diferenciassem significativamente. O teste foi aplicado coletivamente em 231 estudantes de uma universidade particular. Os resultados indicaram um bom ajuste dos itens em relação ao infit e outfit e um bom índice de precisão. A ordem de dificuldade esperada foi obtida empiricamente, mas não foram encontradas diferenças significativas entre as médias de todas as categorias dos itens.Resumo em Inglês:
The aim of this study was to construct a recognition test, using the Rasch model, composed of 64 items to be recognized, 32 items for study and 32 distracters. The pairs of items comprised written words or figures, they were either modal or cross-modal; half of them belonged to the same semantic category and the other half to a variety of other categories. The pairs were grouped according to these features and it was predicted that they would follow a given order of difficulty and that their mean of difficulty would be significantly different. The test was collectively administered to 231 students from a private university. The outcomes indicated a very good item fit as regards infit and outfit and also a good index of precision. The expected orders of difficulty were obtained empirically, although the means of some groups of items were not significantly different.Resumo em Português:
Este estudo explora as relações entre as crenças autorreferenciadas - autoconceito, autoestima e crenças de controle - e as percepções sobre a qualidade da interação familiar de 46 estudantes, na faixa etária de 9 a 12 anos, da quarta série do ensino fundamental de uma escola pública de Curitiba. Foram aplicados o Inventário de Crenças de Controle, Agência e Competência - domínio acadêmico, a Escala Pier-Harris de Autoconceito, a Escala Rosenberg de Autoestima e a Escala de Qualidade da Interação Familiar. As mães obtiveram melhores escores em relação aos pais. Relação conjugal negativa, punições inadequadas e comunicação negativa, principalmente por parte das mães, correlacionaram-se inversamente e significativamente ao autoconceito, à autoestima e a algumas dimensões das crenças de controle. Contrariamente, relacionamento conjugal harmonioso, comunicação e reforçamento positivos, demonstrações de afeto e regras/monitoria ligaram-se às dimensões do autoconceito e à autoestima. Os resultados sugerem que envolvimento e práticas parentais positivas podem ajudar a predizer sentimentos de competência, bom aproveitamento escolar e bem-estar geral.Resumo em Inglês:
This study explores the relationship between self-beliefs and perceptions about the quality of family interaction, in 46 students (aged 9-12) attending a public elementary school in Curitiba/Brazil. Self-belief data were collected using three scales: Control, Agency and Means-Ends Beliefs Interview; Pier-Harris Self-Concept Scale and the Rosenborg Self-Esteem Scale. The Quality of Family Interaction Scale was used to assess children's perceptions, in which the mothers obtained better scores than the fathers. Negative conjugal relationships, inappropriate punishments and negative communication, mainly, although not exclusively, on the part of the mothers, were inversely and significantly related to several dimensions: self-concept, self-esteem and some dimensions of control beliefs. On the other hand, positive conjugal relationships, positive communication and reinforcement, demonstrations of affection and rules/monitoring, were directly and significantly linked to the dimensions of self-concept and self-esteem. Taken together, results suggest that positive parental practices, along with positive attitudes and involvement with children are strongly related and might predict feelings of competence, good academic accomplishment and general well-being.Resumo em Português:
Medidas de construtos psicológicos tornam-se mais eficazes à medida que acumulam mais evidências de validade. Nessa perspectiva, este estudo teve por objetivo buscar evidências de validade convergente entre a Escala de Avaliação de Dificuldades na Aprendizagem da Escrita, a Escala de Reconhecimento de Palavras e o Teste de Cloze. Foram averiguadas as habilidades linguísticas e investigada a variável série para buscar derivar evidências de validade de critério. Participaram 266 crianças, entre 8 e 13 anos de idade, de ambos os sexos, de terceiras e quartas séries do ensino fundamental de escolas públicas, particulares e do Sesi, do interior de São Paulo. Os resultados permitiram encontrar evidência de validade de critério pela série somente no Reconhecimento de Palavras. A análise da correlação entre as médias do Reconhecimento de Palavras e o Cloze, pelas categorias do Escala de Avaliação de Dificuldades na Aprendizagem da Escrita, também indicou índices altamente significativos, permitindo encontrar evidência de validade convergente entre os instrumentos.Resumo em Inglês:
The aim of this study was to search for evidence of convergent validity between Evaluation Scale of Difficulties in Learning to Write, the Word Recognition Scale and the Cloze Test. Linguistic abilities were assessed using these specific instruments and other variables were also investigated, from the school grade to the recognition of evidence of criterion validity. In addition, the quality of children´s mistakes with regard to the Cloze test was analyzed according to the Evaluation Scale of Difficulties in Learning to Write, which classified the children into groups with and without learning difficulties. The sample was composed of 266 elementary school children in public, private and Social Service for Industry schools in São Paulo. The results only permitted us to find evidence of criterion validity with Word Recognition at the grade level. The analysis of correlation between the means of Word Recognition and the Cloze test, using the Evaluation Scale of Difficulties in Learning to Write categories, also indicated significant differences, suggesting convergent validity amongst the instruments.Resumo em Português:
A presente investigação avalia o traço de neuroticismo em escolares por meio de metodologia multi-informe que inclui autorrelato, heterorrelato, entrevista semiestruturada e observação comportamental. Especificamente, objetiva identificar o grau de concordância na avaliação de neuroticismo entre as várias fontes de informação utilizadas. A amostra [N=368] constitui parte do "Estudo Longitudinal de Avaliação das Competências Psicológicas das Crianças do Centro Pedagógico/Universidade Federal de Minas Gerais". Na seleção de crianças com alto e baixo neuroticismo, utilizaram-se os resultados em duas escalas de autorrelato - Big Five Questionnaire for Children e o Eysenck Personality Questionnaire - Junior. Logo, uma subamostra de 68 crianças foi submetida à avaliação multi-informe. Os resultados mostraram correlação moderada entre as escalas neuroticismo dos instrumentos de autorrelato. Não houve associação significativa entre o relato de pais e o de professores quando avaliaram neuroticismo, mas sim associações positivas entre o autorrelato e as avaliações multi-informes. As observações comportamentais não se mostraram úteis na mensuração dos traços e as razões para tais resultados são discutidas. Conclui-se que o presente estudo trouxe importantes contribuições para a literatura da área no que se refere à avaliação multi-informe do neuroticismo em crianças brasileiras.Resumo em Inglês:
The present research evaluates the dimension of Neuroticism in school children using a multi-source design that includes self-report, parents' and teachers' reports, semi-structured interview and behavior observation. Specifically, the study intended to verify the agreement level in evaluation of Neuroticism from different sources of information. The sample [N= 368] "Estudo Longitudinal de Avaliação das Competências Psicológicas das Crianças do Centro Pedagógico/Universidade Federal de Minas Gerais". Two self-report scales were used to select children with hight and low Neuroticism - Big Five Questionnaire for Children and Eysenck Personality Questionnaire - Junior. A sub sample of 68 children was submitted to a multi-source assessment. The results demonstrated moderate correlations between both Neuroticism scales used. There was not any significant association among parents' and teachers' reports when they evaluated Neuroticism, but were found positive associations between self-report and multi-source assessment. Behavioral observations were not useful in the measurement of traits. The reasons of these results are discussed. To sum-up, this research brought up important contributions to the personality literature, regarding the Neuroticism multi-source assessment in Brazilian children.Resumo em Português:
O destacado papel dos profissionais de saúde no atendimento de crianças com deficiência levou à investigação de como eles concebem o processo de inclusão dessas crianças. Foram feitas, para tanto, entrevistas com esses profissionais a partir de dois estudos de caso de crianças com paralisia cerebral. Para contextualizar as falas, realizaram-se ainda entrevistas com os familiares. A análise qualitativa baseou-se na rede de significações. Verificou-se que os profissionais trabalham em contextos diversos, com práticas e discursos distintos, marcados pela estrutura e meta das instituições. A atuação dos profissionais é circunscrita, também, pelas características das crianças e da organização familiar. No geral, o olhar e a intervenção junto à criança com deficiência remetem à sua incapacidade geral, usualmente limitando seu processo inclusivo.Resumo em Inglês:
Health professionals have a prominent role in the treatment of children with deficiencies. In view of this prominence, we have investigated how these professionals conceive the inclusion of children with deficiencies. With this object in mind, we conducted interviews with health professionals, based on two case studies of children with cerebral palsy. To put the verbalizations into context, we also interviewed the children's parents. Qualitative analysis was based on the network of meanings. Results show that professionals are used to working within diverse contexts, presenting distinct practices and discourses, which are determined by the institution's structure and aims. In addition, the professionals' work was either constrained by the children's characteristics or by the family organization. The professional's intervention with the child with the deficiency depends on the child's overall incapacity, usually tending to constrain the process of inclusion.Resumo em Português:
Trata-se de um estudo quantitativo e comparativo entre adolescentes brancos e afrodescendentes sobre vulnerabilidade ao HIV/Aids. A amostra não é randômica e foi formada por 715 estudantes do ensino público noturno de escola de periferia de Santa Catarina. O instrumento utilizado foi um questionário autoadministrado com questões fechadas. Foram analisadas cinco dimensões: afetiva e sexual, conhecimento sobre Aids, atitude, risco e percepção de risco e conduta protetora. Verificou-se que 73,8% dos adolescentes já tiveram relações sexuais e o namoro é complicador para a prática do sexo seguro. Os brancos obtiveram uma média de 6,42 acertos no subteste de conhecimento sobre Aids contra 6,22 dos afrodescendentes. Ambos os grupos apresentam atitudes favoráveis ao preservativo, porém as meninas apresentam atitude mais favorável do que os meninos. Os brancos consideram-se mais bem informados sobre Aids do que os afrodescendentes. A vulnerabilidade diante do HIV/Aids apresentou-se associada à situação sociocultural desfavorável dos adolescentes e não a fatores étnicos.Resumo em Inglês:
It is a study which compares white and African descending teenagers on HIV/Aids vulnerability. The sample is not fortuitous, the participants had been 715 students of the nocturnal public education of school of periphery of Santa Catarina. The used instrument was a questionnaire auto-managed with closed questions. Five dimensions were analyzed: sexual and affective, knowledge on Aids, attitude, risk and risk perception and protection behavior. It was verified that 73,8% of teenagers had already had sexual relations and that a steady relationship is a complicating factor for safe sex practice. White students have obtained a mean of 6,42 scores on the Aids knowledge sub-test against 6,22 from African descending ones. Both groups presented favorable attitudes towards condom use, but girls had more favorable attitudes than boys. White students considered themselves to be more informed about HIV/Aids than did African descendents. HIV/Aids vulnerability presented itself to be associated to teenagers' unfavorable sociocultural situation and not to ethnic factors.Resumo em Português:
O objetivo deste trabalho foi investigar as contribuições de um programa para monitores da área da saúde de uma universidade particular do Estado de São Paulo. As principais categorias trabalhadas foram o esclarecimento sobre o papel e a função do monitor e o interesse pela carreira docente. Participaram 19 monitores, que responderam a dois questionários semiabertos (o primeiro aplicado no início e o segundo, similar, no final do programa) e elaboraram um depoimento escrito. O resultado indica que, após o programa, os participantes apresentaram maior esclarecimento sobre o papel e a função do monitor em relação ao vínculo da monitoria com a docência e à valorização das atividades de apoio emocional aos monitorados e maior interesse pela carreira docente.Resumo em Inglês:
The objective of this work was to investigate the contributions of a program offered to health monitors in undergraduate courses at a private university in the state of São Paulo. The study concentrated on the following categories: a) the clarification of the role and function of the monitor; b) their interest in an academic career. Nineteen monitors took part in the program, completing two similar questionnaires, at the beginning and at the end of the program, and they also provided written statements about the activity. Results indicate that, after the program, participants had a better understanding of the monitor's role and function, mainly with regard to the following points: a) the bond between monitors and lecturers; b) the importance of the emotional support given to the students by the monitor and the greater interest in an academic career.Resumo em Português:
O objetivo deste estudo é verificar se a exposição da criança a atividades lúdicas mediadas por um adulto na creche favorece sua participação em brincadeiras e interações com outras pessoas. Participaram 12 crianças de creche, de ambos os sexos, com idade entre 22 e 26 meses. Foram realizadas 20 sessões coletivas de atividades lúdicas, três vezes por semana. As crianças foram observadas antes e depois da intervenção. Os registros de observação foram analisados quanto à participação em brincadeira e quanto ao comportamento orientado para o ambiente. As medidas pré e pós-intervenção foram comparadas por meio do teste de Wilcoxon. Nessas comparações, houve diminuição da brincadeira solitária, aumento da brincadeira paralela e tendência ao aumento da brincadeira associativa. A interação positiva com criança aumentou e a interação negativa com adulto tendeu para uma redução. A pesquisa traz contribuição para práticas de promoção do desenvolvimento da criança pequena em contexto de creche.Resumo em Inglês:
This aim of this study was to ascertain if exposure to adult-mediated play activities in a crèche would improve children's participation in play and in social interaction. Twelve children of both sexes, aged from 22 to 26 months, participated in 20 collective play activity sessions, three times a week. We observed the children before and after the intervention and analyzed the observation records in terms of children's participation in play and environment-oriented behavior. By means of comparisons between pre-and post-intervention measures using the Wilcoxon Test, we detected a reduction in solitary play and an increase in associative play. Positive interaction with peers increased, while negative interaction with adults tended to be reduced. The research contributes to practices that promote the development of young children in crèches.Resumo em Português:
Bullying define-se como uma forma de agressão física, psicológica ou sexual de caráter persecutório e repetitivo, geralmente envolvendo pares. Este estudo investigou comportamentos de bullying em 16 adolescentes do sexo masculino em conflito com a lei, que cumpriam medidas socioeducativas em regime de semiliberdade e liberdade assistida. Os dados foram coletados individualmente por meio de um questionário adaptado de conflitos na escola. Todos os participantes relataram terem sido vítimas ou autores de bullying ao menos uma vez no último ano. Observou-se maior incidência de autoria de bullying do que de intimidação por colegas, mostrando-se estatisticamente significativa (p<0,022). Participantes em semiliberdade relataram haver sido tanto alvo quanto autores de bullying em maior proporção do que os da liberdade assistida (p<0,038). A intimidação não se restringia somente a colegas, mas generalizava-se a adultos. Resultados apontam a necessidade da investigação sobre a relação entre o comportamento de bullying e indivíduos infratores.Resumo em Inglês:
Bullying is defined as a form of physical, psychological or sexual aggression which happens repeatedly and generally involves ones' peers. The present study investigated the occurrence of bullying behavior in 16 male young offenders attending a specialized institution (semi-detention and monitoredliberty). Data was collected individually by way of an adapted questionnaire about conflicts in school. All participants admitted to having been either a victim or perpetrator of bullying at least once during the last year. There was a greater incidence of bullying behavior as perpetrators than intimidation by colleagues, that was statistically significant (p<0.022). Subjects under semi-detention have been shown to be perpetrators or targets of bullying in a greater proportion than those under monitored liberty (p<0.038). Intimidation was not restricted to peers, but it was generalized towards adults. The results indicated the necessity for research into the relationship between bullying behavior and the behavior of criminal offenders.Resumo em Português:
Este estudo teve como objetivo compreender as motivações para a escolha do cônjuge, considerando a transgeracionalidade e a busca por similaridades e complementaridades. Participaram da pesquisa cinco casais adultos que se encontravam no semestre anterior ao casamento e que ainda não moravam juntos. Os participantes responderam a entrevistas individuais semiestruturadas e os dados obtidos a partir das entrevistas foram submetidos a uma análise de conteúdo qualitativa. Nos casos estudados, constatou-se tanto a presença de motivações transgeracionais, baseadas nos modelos conjugais parentais, como uma maior busca, no outro, por similaridades do que por complementaridades. Destacou-se tanto a importância dos modelos aprendidos nas famílias de origem como referenciais a serem seguidos ou evitados como a importãncia das ideias e das características comuns em prol de uma convivência mais harmônica. É importante considerar, no entanto, que a escolha constitui um processo complexo no qual interagem diferentes fatores.Resumo em Inglês:
The aim of this study wasaimed to understand the motivations behindfor marital choice, by considering transgenerational patterns and the search for similarities and complementarityies. Five adult couples, who were in the semester prior to their wedding and who were not living together, took part in the study. Individual semi-structured interviews were carried out with each participant and the data were submitted to qualitative content analysis. In the cases studied, both the transgenerational patterns, based on the parents' marital models, and the search in one another for similarities in one another rather than complementarityies, could be observed. The importance was highlighted of the models learned from the familiesy of origin as a referencebenchmarks to be sought or to be avoided was confirmed, and as were the similar characteristics that were common towere highlighted by the participants, in the questlooking for a more harmonious coexistence. However, it i's important to noteconsider that marital choice is a complex process, in which a variety ofdifferent factors interact.Resumo em Português:
O presente artigo apresenta um panorama histórico da psicologia escolar no Brasil desde a transição do século XIX para o XX, com a formação dos primeiros laboratórios de psicologia para estudos de crianças com problemas de aprendizagem, constituídos, principalmente, a partir da influência norte-americana e francesa. Discutem-se, ainda, momentos posteriores de crise, localizados na década de 1980, e a busca por novas bases teórico-metodológicas para a atuação. O artigo está dividido em duas partes: em primeiro lugar, apresentam-se um panorama dos principais fatos históricos e dados de pesquisas acerca das concepções e da atuação em psicologia escolar no cenário brasileiro; posteriormente, discutem-se temas contemporâneos que emergiram a partir de um movimento de ressignificação das práticas de algumas ações que vêm sendo propostas a partir da década de 1990.Resumo em Inglês:
This article presents an historic overview of School Psychology in Brazil covering the transition between the XIX and XX centuries, with the creation of the first psychology laboratories for studies of children with learning difficulties, mainly resulting from the influence of North America and France. The subsequent period of crisis in the 1980s is also discussed, as is the search for new theoretical and methodological bases for involvement. The article is divided into two parts. First, it presents an overview of the main historical facts and data from research into concepts and involvement in school psychology in the Brazilian setting. Subsequently, contemporary issues are discussed that emerged from a movement towards the resignification of the practice of certain actions that have been proposed since the 1990s.Resumo em Português:
Este artigo tem como foco a afetividade na relação educativa. Nos documentos científicos e governamentais analisados, a afetividade é considerada importante para a aprendizagem escolar. Apesar disso, constata-se que a dimensão afetiva parece ser negligenciada tanto na prática educativa dos professores do ensino fundamental, quanto nos currículos dos cursos de formação docente no ensino superior. Na busca de explicação para o problema, analisamos as características dos professores em exercício no Brasil, a falta de inter-relação entre os aspectos cognitivos, emocionais e afetivos e a insuficiência de obras relativas à afetividade na relação educativa. Apontamos, como conclusão, que os formadores devem discutir a possibilidade de buscar um equilíbrio entre a dimensão afetiva e a cognitiva no currículo dos cursos de formação de professores.Resumo em Inglês:
This paper focuses on affectivity in the teaching relationship. Affectivity is considered to be an important issue in point for the learning at school, at least this is what is suggested by an analysis of scientific and government documents. In spite of this, it is clear that the affectivity dimension seems to be overlooked, both in the teaching practices of teachers in Elementary Schools and in the curricula of graduate courses in universities. With the aim of obtaining an explanation for this problem, we have analyzed some aspects of the characteristics of teachers working in Brazil, the lack of a connection between the cognitive, emotional and affective aspects, and the paucity of studies relating to affectivity in the educative relationship. In conclusion, we have shown that the opinion formers should discuss the possibility of a striking a balance between the affective and cognitive dimensions inside the curriculum of graduate courses provided by teachers.Resumo em Português:
Esse artigo explora a questão da intencionalidade comunicativa dos bebês e a aquisição dessa habilidade no primeiro ano de vida. Apresenta pontos de vista teóricos acerca dessa temática, pesquisas que assinalam a dimensão sociocomunicativa da linguagem, suas contribuições para a cognição social infantil, e o papel do adulto na coconstrução dessa habilidade. Destaca, ainda, a relação estreita entre intenção comunicativa e contextos triádicos, os diferentes pontos de vista acerca do momento evolutivo em que surgem tais habilidades e as nuances na investigação dos atos comunicativos infantis, principalmente quando tais atos incorporam o elemento intencional.Resumo em Inglês:
This paper explores babies' communicative intentionality and the acquisition of this ability in the first year of life. It presents a theoretical discussion of this theme, looking at research that points to the social-communicative dimension of language and its relevance to the child's social cognition, as well as the adult's role in developing this ability. It also emphasizes the narrow relationship between triadic contexts and communicative intention, the different points of view on the evolutional moments in which this ability emerges and the nuances of the investigation into the infant's acts of communication, mainly when such acts incorporate the intentional element.