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Estudos de Psicologia (Campinas), Volume: 32, Número: 4, Publicado: 2015
  • Mudanças na política editorial da revista Estudos de Psicologia (Campinas) Editorial

    Wechsler, Solange Muglia
  • Depressão e priming de palavras positivas, neutras e negativas Instrumentos E Processos Em Avaliação Psicológica

    POÍNHOS, Rui Manuel de Almeida; GASPAR, Nuno Miguel Soares

    Resumo em Português:

    O objetivo foi explorar a associação entre o nível de depressão numa amostra não-clínica e o desempenho em tarefas de memória implícita (priming). Participaram 120 estudantes universitários com idades entre 18 e 27 anos, distribuídos aleatoriamente por duas condições a que correspondiam diferentes tarefas de aprendizagem e uma tarefa de completamento de troncos de palavras. A variável independente foi o nível de depressão (Inventário de Avaliação Clínica da Depressão). Os estímulos usados foram palavras positivas, neutras e negativas. Os resultados mostram uma relação entre maior nível de sintomas cognitivos de depressão e menor completamento de palavras, e sugerem o processamento preferencial de estímulos emocionais congruentes com o nível de depressão e a ativação secundária de estímulos emocionais pelos de valência oposta.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study was to investigate the association between the level of depression in a nonclinical sample and the performance on implicit memory (priming) tasks. One-hundred and twenty university students aged between 18 and 27 years were randomly divided into two groups (conditions) based on different learning tasks but including the same word-stem completion task. The independent variable was the level of depression. The independent variable was the level of depression (Inventory of Clinical Assessment of Depression). The stimuli used were positive, neutral, and negative words. The results show a relationship between higher cognitive symptoms of depression and a reduced performance on word completion, and they suggest preferential processing of emotional congruent stimuli with the level of depression and the secondary activation of emotional stimuli by stimuli of opposite valence.
  • Estresse, depressão e percepção de suporte familiar em estudantes de educação profissionalizante Psicologia Do Ensino E Aprendizagem

    CAMARGO, Valdirlene Checheto Vincenzi; CALAIS, Sandra Leal; SARTORI, Maria Márcia Pereira

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como objetivo investigar o estresse, o indicativo da depressão e a percepção do suporte familiar em estudantes de educação profissionalizante. Participaram 200 estudantes, os quais responderam ao Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp, ao Inventário de Depressão de Beck e ao Inventário de Percepção de Suporte Familiar. Os resultados mostraram que 61,0% apresentaram estresse; 28,5% indicativos de depressão; e 55,5% avaliaram seu suporte familiar em níveis médio-baixo e baixo. Observou-se a existência de correlação positiva entre estresse e depressão e negativa entre depressão e suporte familiar. Os achados sinalizam a importância de investimentos das políticas públicas em Psicologia, seja na área social ou educacional.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to investigate the stress, the level of depression, and perception of family support in technical school students. Two-hundred students responded to the following instruments: Lipp's Stress Symptoms Inventory for Adults, Beck Depression Inventory, and Perception of Family Support Inventory. The results showed that stress was detected in 61.0% of the students evaluated, depression was detected in 28.5%, and 55.5% rated their family support levels as medium-low and low. There was positive a correlation between depression and stress and a negative correlation between depression and family support. These findings suggest the importance of investments public policies on Psychology in both social and educational areas.
  • Influência da modalidade de reconto na avaliação do desempenho de escolares em compreensão leitora Psicologia Do Ensino E Aprendizagem

    KIDA, Adriana de Souza Batista; BUENO, Gabriela Juliane; LIMA, Vânia Lúcia Costa de Carvalho; ROSSI, Suelen Graton; NEPOMUCENO, Pablo Felicio; MARTIN, Mariana de Moraes Maldonado; ÁVILA, Clara Regina Brandão de

    Resumo em Português:

    Este estudo buscou estudar a influência da modalidade de reconto sobre a avaliação da compreensão leitora. Avaliaram-se 34 escolares do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, sem queixas de leitura, agrupados em: 1) Grupo Reconto Oral: 19 crianças que recontaram oralmente texto narrativo e expositivo lidos; 2) Grupo Reconto Escrito: 15 que o fizeram por escrito. A análise dos recontos quantificou proposições de ideia central, detalhe, inferências e número de enlaces. Estabeleceu-se, também, o padrão de compreensão (3-0, do melhor para o pior desempenho). Resultados evidenciaram semelhanças entre as médias de desempenho dos grupos nas variáveis do reconto de texto narrativo. Para o expositivo, houve diferença para enlaces de primeiro nível (t = -2,114, p = 0,042), com maior média do Grupo reconto escrito. Concluiu-se, portanto, que a modalidade do reconto não influenciou a avaliação da compreensão de textos narrativos, mas o reconto escrito de textos expositivos favoreceu o aparecimento de enlaces entre ideias centrais.

    Resumo em Inglês:

    The aim of the present study was to investigate the influence of the retelling strategy modality on the assessment of reading comprehension. Thirty-four 2nd-5th grade students (elementary school) without reading difficulties were evaluated and grouped as follows: Group 1. Oral retelling: students orally reconstructed narrative and expository texts they read (19 students); Group 2. Writing retelling: students retold these same stories in writing (15 students). The analysis conducted assessed retelling in terms of: proposition of central idea, details, inferences, and number of links. A performance reference standard (3-0) was also established from the best to the worst performance. The results obtained showed similarity between the average performance of the variables of the oral narrative text retelling groups. As for the expository texts, there were differences in the first level of links (t = -2.114, p = 0.042), and the highest average performance was found for the writing retelling group. It can be concluded that the retelling strategy modality did not influence the evaluation of the understanding of narrative texts, but the written retelling of expository texts influenced the connection of central ideas.
  • Adversidade na infância prediz sintomas depressivos e tentativas de suicídio em mulheres adultas portuguesas Psicologia De Saúde

    PINTO, Vanessa Cristina Pires; ALVES, Joana Ferreira Cardoso; MAIA, Ângela Costa

    Resumo em Português:

    Este estudo examinou a prevalência de 10 categorias de experiências adversas na infância autorrelatadas em mulheres adultas portuguesas, e avaliou se essas experiências eram preditoras do índice de sintomatologia depressiva e de tentativas de suicídio. Um total de 225 mulheres completou o Adverse Childhood Experiences Study Questionnaire e a subescala de depressão do Inventário de Sintomas Psicopatológicos. Quase 96,0% das mulheres relatou ter sido exposta a pelo menos uma experiência adversa na infância e adolescência. Os resultados da regressão linear indicam que a adversidade total explica 6,6% da variância dos sintomas de depressão, enquanto a regressão logística mostra que o incremento de um ponto na adversidade total aumenta o risco de tentativas de suicídio em 1,818 vezes. Os resultados deste estudo mostram que a exposição a experiências adversas na infância é frequente e o seu grau é preditor de sintomatologia depressiva e tentativas de suicídio.

    Resumo em Inglês:

    This study examined the prevalence of 10 categories of self-reported childhood adverse experiences in adult Portuguese women and assessed whether these factors were predictive of depressive symptoms and suicide attempts. A total of 225 women completed the Adverse Childhood Experiences Study Questionnaire and evaluated the depression subscale of the Brief Symptoms Inventory. Almost 96.0% of the participant women reported being exposed to at least one adverse experience in childhood and adolescence. Linear regression indicated that the total adversity explains 6.6% of the variance in symptoms of depression, whereas logistic regression indicated that the increase in adversity by one point increased the risk of suicide attempts 1,818 times. The results obtained show that exposure to adverse childhood experiences is frequent and that the degree of exposure is a predictor of depressive symptoms and suicide attempts.
  • Coping da hospitalização em crianças com câncer: a importância da classe hospitalar Psicologia De Saúde

    HOSTERT, Paula Coimbra da Costa Pereira; MOTTA, Alessandra Brunoro; ENUMO, Sônia Regina Fiorim

    Resumo em Português:

    A hospitalização afeta o comportamento infantil, sendo mediada pelas estratégias de enfrentamento (coping) da criança. O objetivo deste estudo foi descrever as estratégias de enfrentamento de crianças com câncer para lidar com a hospitalização, analisando a importância da Classe Hospitalar. Participaram do estudo 18 crianças com câncer (6 a 12 anos), avaliadas pelo Instrumento Informatizado de Avaliação do Enfrentamento da Hospitalização. Os pais responderam ao Child Behavior Checklist (6-18 anos). Os comportamentos mais referidos foram: brincar, conversar, assistir TV, tomar remédio, estudar, sentir raiva e fazer chantagem; e as famílias decoping mais identificadas foram ruminação e distração. As crianças destacaram a importância da Classe Hospitalar para a continuidade da aprendizagem e da escolaridade. O padrão de coping revelou comportamentos e estratégias favoráveis ao enfrentamento da hospitalização durante o período na Classe Hospitalar, indicando possíveis benefícios desta para a criança em tratamento contra o câncer.

    Resumo em Inglês:

    Hospitalization affects children's behavior, and it is dealt with through children's coping strategies. This study aims to describe the hospitalization coping strategies adopted by children with cancer, analyzing the importance of the Hospital Class. Eighteen (18) children with cancer, aged between 6 and 12, participated in the study. The children were evaluated using the Computerized Instrument for Assessing Hospitalization Coping Strategies and their parents responded to the Child Behavior Checklist (6-18 years). The most common behaviors referred to were playing, talking, watching TV, taking medication, studying, feeling angry, and blackmailing. The most common strategies identified were rumination and distraction. The children highlighted the importance of the Hospital Class as a way to continue their learning process and education. The sample's coping patterns revealed behaviors and strategies that were favorable to coping with hospitalization during the Hospital Class period, which indicated possible benefits for children undergoing cancer treatment.
  • Dinâmica familiar de adolescentes com transtorno depressivo maior: um estudo comparativo Health Psychology

    PEREIRA, Marilia Luiz; FERRAZ, Marcos Pacheco de Toledo; PEÇANHA, Doris Lieth Nunes; MESQUITA, Maria Eugenia; FINAZZI, Maria Eliza Pupo; BORDIN, Isabel Altenfelder Santos

    Resumo em Português:

    Avaliar a dinâmica familiar em dois grupos de adolescentes, um com transtorno depressivo maior (casos) e outro sem transtornos psiquiátricos (controles), totalizando 18 adolescentes (13-18 anos) acompanhados de seus pais e irmãos (N = 70). Pareou-se casos e controles segundo idade, sexo, escolaridade, número e idade dos irmãos, estado civil parental e condição econômica. Uma terapeuta familiar aplicou a Entrevista Familiar Estruturada a cada família, avaliando nove dimensões da dinâmica familiar (comunicação, normas, papéis, liderança, conflito, agressividade, afeto, individualização, integração). As sessões transcritas foram independentemente avaliadas por duas outras terapeutas familiares que desconheciam se as famílias constituíam casos ou controles. A pontuação dos itens da entrevista baseou-se em um sistema de codificação padronizado (concordância geral = 83,5%). Comparados aos controles, os casos obtiveram médias de escores mais baixas em sete dimensões, especialmente afeto (p = 0,0078); não houve diferença nas dimensões normas e liderança. A dificuldade em expressar afeto nas relações entre pais e filhos foi a principal disfunção nas famílias dos adolescentes deprimidos avaliados.

    Resumo em Inglês:

    The goal of this study was to evaluate family functioning in two groups of adolescents: adolescents with major depressive disorder (cases) and adolescents with no psychiatric disorders (controls). A total of 18 adolescents (13-18 years) and their first-degree relatives (N = 70) were evaluated. Cases and controls were matched for the adolescent's age, gender, level of education, number and age of siblings, parental marital status, and economic condition. A family therapist conducted the Structured Family Interview with each family to evaluate nine family functioning dimensions (communication, rules, roles, leadership, conflict, aggressiveness, affect, individuation, and integration). The interview transcripts were independently rated by two different family therapists blinded to case-control status, i.e., without knowing whether they were evaluating cases or controls. The raters scored all interview items using a standardized coding system (overall agreement = 83.5%), and when compared to the controls, the cases showed lower mean scores in seven dimensions, particularly affect (p = 0.0078). There was no difference between cases and controls regarding the dimensions rules and leadership. Difficulty in expressing affect in parent-child relationship was the main disturbance in the families of depressive adolescents evaluated.
  • Rivalidade fraterna durante a gestação materna do segundo filho: manifestações e estratégias de manejo Psicologia De Saúde

    PEREIRA, Caroline Rubin Rossato; SILVA, Doralúcia Gil da; PICCININI, Cesar Augusto; LOPES, Rita de Cássia Sobreira

    Resumo em Português:

    A rivalidade fraterna pode ser considerada uma experiência normal para as crianças. O presente estudo investigou as impressões maternas sobre a rivalidade fraterna expressa pelos primogênitos durante a gestação do segundo filho. Participaram do estudo 24 gestantes de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, que se encontravam no último trimestre de gestação e que possuíam um filho com idade entre dois a seis anos. Através de análise de conteúdo qualitativa, com base em uma entrevista semi-estruturada, chamou atenção a vasta presença de relatos de rivalidade fraterna. Esta manifestou-se através de ataques dirigidos ao irmão ou à barriga da mãe, do medo de perder o amor/atenção dos progenitores, e do medo de ter o seu espaço pessoal invadido. Como estratégias para lidar com a rivalidade, ao mesmo tempo em que se identificavam com os bebês, os primogênitos buscavam diferenciar-se destes, menosprezando suas capacidades. No que tange às mães, buscavam ensinar o primogênito a dividir, além de preservá-lo de sentimentos de ciúmes.

    Resumo em Inglês:

    Sibling rivalry can be considered a normal experience among children. The present study investigated maternal impressions about sibling rivalry expressed by firstborns during their second pregnancy. The study included 24 pregnant women from Porto Alegre, Rio Grande do Sul, who were in their last trimester of pregnancy and already had a child aged from two to six years. The qualitative content analysis, based on a semi-structured interview, revealed a vast number of reports regarding sibling rivalry, which was manifested through aggression directed at the unborn baby/ mother's belly, fear of losing parents love/attention, and fear of invasion of personal space. At the same time that they identified themselves with the unborn babies, in order to deal with this rivalry, firstborns tried to belittle their unborn siblings. The expectant mothers made an effort to teach their first-born child to share and to prevent jealous feelings.
  • Expressão da dor na criança com câncer: uma compreensão fenomenológica Psicologia De Saúde

    SIQUEIRA, Hilze Benigno de Oliveira Moura; SANTOS, Manoel Antônio dos; GOMEZ, Rodrigo Ramon Falconi; SALTARELI, Simone; SOUSA, Fátima Aparecida Emm Faleiros

    Resumo em Português:

    A abordagem fenomenológica, descritiva e exploratória, foi utilizada para compreender a experiência de dor em crianças com câncer. Participaram do estudo 17 crianças, tratadas no serviço de oncologia pediátrica do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, entre janeiro e dezembro de 2010. Foi aplicada entrevista fenomenológica com o consentimento dos pais ou familiares. A análise e a discussão foram realizadas pelo modelo proposto por Martins e Bicudo e referencial fenomenológico de Merleau-Ponty, respectivamente. A experiência dolorosa mostrou as dimensões: dor e paradoxo da vida e da morte, apegando-se à espiritualidade na vivência da dor, percebendo a dor emocional da família, experimentando a dor na temporalidade da hospitalização e compreendendo a dor corporal positiva e negativamente. As crianças foram capazes de entender a dor multidimensionalmente, comunicando-a de modo sofisticado. Tal compreensão pode ser influenciada pela intersubjetividade, história de vida, aspectos psicossociais e, especialmente, pelo entendimento adquirido durante o adoecimento.

    Resumo em Inglês:

    A descriptive, exploratory, and phenomenological approach was used to understand pain experience in children with cancer. Seventeen children that were being treated at the pediatric oncology service of the "Clinics Hospital of Ribeirão Preto of the University of São Paulo" (University hospital) participated in this study between January and December 2010. A phenomenological interview was conducted with parental, legal guardian, or responsible relative consent. Analysis and discussion were carried out according to the model proposed by Martins and Bicudo and the Merleau-Ponty's conceptions of phenomenology, respectively. The experience of pain evidenced the dimensions: pain and paradox of life and death, turning to spirituality when dealing with pain, realizing the emotional pain of the family, experiencing pain in the during the hospitalization period, and understanding the body pain positively and negatively. These children were able to understand their pain through a multidimensional approach, communicating their understanding in a sophisticated way. Such understanding can be influenced by intersubjectivity, life history, psychosocial aspects, and, especially, by the understanding achieved while dealing with the disease.
  • Apego materno-fetal, ansiedade e depressão em gestantes com gravidez normal e de risco: estudo comparativo Psicologia De Saúde

    SAVIANI-ZEOTI, Fernanda; PETEAN, Eucia Beatriz Lopes

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como objetivo verificar as possíveis diferenças nos comportamentos de apego materno-fetal, bem como nos níveis de ansiedade e depressão apresentados por gestantes com e sem risco na gravidez, durante o segundo trimestre gestacional. Participaram da pesquisa 25 mulheres com gravidez sem risco e 23 com gravidez de risco, sendo que quatro delas tiveram fetos malformados. A Escala de Apego Materno-fetal e os Inventários de Ansiedade e Depressão de Beck foram utilizados. Os resultados mostram que não há diferenças no nível de apego materno-fetal entre os dois grupos de gestantes, os quais apresentaram valores máximos. Os índices de ansiedade e depressão mostraram-se mais elevados, mas não estatisticamente significativos, entre as gestantes de risco, principalmente para aquelas que tinham suspeita de fetos malformados. Conclui-se que a gravidade da realidade vivida por essas mães implica em níveis mais elevados de ansiedade e depressão, porém, não impede a formação da relação de apego entre elas e seus filhos.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to determine possible differences in the maternal-fetal attachment behavior and in the levels of anxiety and depression during the second trimester of pregnancy in women with or without pregnancy complications. Twenty-five women with normal, healthy pregnancy and 23 with high-risk pregnancy, among which there were 4 with malformed fetuses, participated in this study. The Maternal-Fetal Attachment Scale and the Beck Anxiety Inventory and Depression Inventory were used. The results showed no differences in the levels of maternal-fetal attachment between the two groups of pregnant women investigated; both had maximum values. The anxiety and depression levels were higher, but not statistically significant, between the women with high-risk pregnancies, especially in those with suspected fetal malformation. It was concluded that the harsh reality faced by these mothers leads to higher levels of anxiety and depression; however, it does not prevent the development of attachment between them and their babies.
  • A morte na perspectiva de enfermeiros e médicos de uma Unidade de Terapia Intensiva pediátrica Psicologia De Saúde

    CHERER, Evandro de Quadros; QUINTANA, Alberto Manuel; PINHEIRO, Ursula Maria Stockmann

    Resumo em Português:

    O presente estudo visou investigar a significação feita, em relação à morte, por enfermeiros e médicos de uma Unidade de Terapia Intensiva pediátrica. Participaram oito profissionais que atuavam, no mínimo há seis meses, em uma Unidade de Terapia Intensiva pediátrica do interior do Rio Grande do Sul, a saber, quatro enfermeiros e quatro médicos. Foi realizada entrevista semiestruturada guiada por eixos norteadores. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo, da qual surgiram duas categorias: "A morte como fracasso" e "A morte escamoteada". Os resultados apontam que, para os participantes, a morte foi tipicamente significada como fracasso. Além disso, esta também foi ocultada, negada e banalizada, através de diversos recursos empregados na tentativa de escamoteá-la. Compreende-se que a elaboração psíquica apresenta-se como a melhor estratégia diante de um contexto tão complexo, sendo sugeridas abordagens educativas e terapêuticas que proporcionem espaços elaborativos para esses profissionais.

    Resumo em Inglês:

    The aim of the present study was to investigate the significance of death from the perspective of nurses and physicians in a pediatric Intensive Care Unit. Four nurses and four physicians, who had been working in the pediatric Intensive Care Unit of a hospital in Rio Grande do Sul for at least six months, participated in this study. A semi-structured interview with a pre-determined set of open questions was conducted. Data were analyzed using content analysis leading to the following two categories: "Death as failure" and "Death concealed". The results show that death was typically seen as failure. Moreover, death was also usually hidden, denied, or even trivialized. The participants used several resources in trying to conceal it. However, it is understood that the psychic development itself is best strategy to deal with such a complex context. Therefore, educational and therapeutic approaches that help professionals to achieve psychic development should be adopted.
  • Repercussões do processo de reestruturação dos serviços de saúde mental para crianças e adolescentes na cidade de Campinas, São Paulo (2006-2011) Psicologia De Saúde

    TEIXEIRA, Melissa Ribeiro; COUTO, Maria Cristina Ventura; DELGADO, Pedro Gabriel Godinho

    Resumo em Português:

    Este estudo descreve e analisa as mudanças realizadas na rede de Saúde Mental para Crianças e Adolescentes da cidade de Campinas, São Paulo, no período de 2006 a 2011, durante o qual foram realizadas diferentes ações para reorientação do cuidado. Com foco nos Centros de Atenção Psicossocial, o artigo discute questões relacionadas ao acesso e aos fluxos de atendimento, permitindo identificar alguns avanços e desafios resultantes da reestruturação da rede de Saúde Mental para Crianças e Adolescentes do município. Trata-se de estudo exploratório, realizado através de coleta de informações e dados em prontuários e documentos de dois serviços de Saúde Mental para Crianças e Adolescentes de Campinas e um documento da gestão municipal. Constatou-se que a reestruturação propiciou maior articulação com a atenção primária de saúde, avanço na organização de base territorial e diminuição relativa dos encaminhamentos originados do setor justiça/direitos. Novos estudos são necessários para avaliar o impacto das mudanças na ampliação do acesso ao tratamento em Saúde Mental para Crianças e Adolescentes.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to describe and analyze the changes made in child and adolescent mental health services in Campinas, São Paulobetween 2006 and 2011. During this time period, different actions were taken to reorganize the health care services provided. Focusing on the Centers for Psychosocial Care, this exploratory research addresses issues related to the access and delivery of health care in order to identify the improvements and challenges resulting from the reorganization of the health services. Data and information were collected from medical records and documents in two child and adolescent mental health services. It was found that the reorganization process provided better liaison with the primary care, led to improvements in the community-based organization, and caused a relative decrease in the referrals from the justice system. Further studies are necessary to assess the impact of these changes made to improve the access to mental health care for children/adolescents.
  • Desigualdade social na escola Psicologia De Saúde

    CONCEIÇÃO, Viviane Lima da; ZAMORA, Maria Helena Rodrigues Navas

    Resumo em Português:

    Considerando o contexto brasileiro de ampla desigualdade social, o objetivo central desta pesquisa foi investigar como tal dado impacta na permanência escolar de estudantes, em sua maioria de origem popular, em uma escola federal de ensino médio/técnico da cidade do Rio de Janeiro. Os referenciais teóricos utilizados foram o da Psicologia da Libertação, da Psicologia Socio-histórica e da Análise Institucional. Foram investigadas as condições de permanência de estudantes de classes populares do ensino médio técnico. Foi realizada uma pesquisa-ação, com questionário, grupo focal e observação participante com estudantes. Foi dada atenção às diversas informações obtidas quanto aos enfrentamentos cotidianos vividos pelos estudantes. A partir da análise de conteúdo, os resultados revelaram que os participantes reconhecem a existência de dificuldades, das mais diversas ordens, sendo as mais mencionadas, o cansaço e a distância entre a residência e a escola, além de problemas de aprendizagem, que podem causar entraves à permanência dos alunos. O estudo pretende desvelar a lógica da instituição bem como reafirmar a importância de pensar a partir da realidade e do cotidiano dos estudantes para formular políticas institucionais de apoio que realmente defendam uma educação pública e de qualidade ao alcance de todos.

    Resumo em Inglês:

    Taking into consideration the Brazilian context of wide social inequality, the primary objective of this research was to investigate how social inequality impacts the maintenance of attendance of low-income students (majority) in a public vocational-technical high school in Rio de Janeiro. The concepts of psychology of freedom, social-historical psychology, and institutional analysis were used. An action research was conducted using a structured interview, a focus group, and participant observation of students. All information gathered about the everyday struggles faced by the students was taken into account. The results revealed that the participants acknowledge the existence of varied difficulties, and the most frequently mentioned were fatigue, distance between school and home, and learning issues, which can affect the maintenance of attendance of students in schools. This study aims to show the inner functioning of institutional logic and reaffirm the importance of considering and focusing on the reality of students' everyday life to develop public policies to support and provide quality public education for all.
  • Criatividade e altas habilidades/superdotação Seção Especial Temática: Criatividade E Altas Habilidades/superdotação

    Nakano, Tatiana de Cássia
  • Estudantes com altas habilidades/superdotação com deficiência associada: a dupla excepcionalidade Special Section: Creativity And Giftedness

    PFEIFFER, Steven I.

    Resumo em Português:

    Estudantes com dupla excepcionalidade são aqueles que apresentam, concomitantemente, alta capacidade e uma deficiência ou doença. A capacidade pode ser expressa em qualquer domínio culturalmente valorizado, incluindo alta inteligência, rendimento acadêmico, artes visuais ou performativas e esporte. Por outro lado, a deficiência coexistente pode ser física, médica ou psicológica. Há uma literatura acadêmica crescente sobre a dupla excepcionalidade, sendo importante destacar, no entanto, um número reduzido de pesquisas empíricas desenvolvidas junto a alunos superdotados que apresentam ansiedade, depressão, transtorno bipolar, transtorno de deficit de atenção/hiperatividade, transtornos alimentares, problemas de conduta ou incapacidades físicas ou sensoriais. Este artigo examina algumas questões-chave sobre o discente duplamente excepcional e, em seguida, discute o que se sabe sobre os alunos superdotados com transtorno de deficit de atenção/hiperatividade e aqueles com dificuldades de aprendizagem. O artigo também fornece uma breve discussão sobre o suicídio e o aluno superdotado.

    Resumo em Inglês:

    The twice exceptional are students who have both high ability and a disability or disorder. The ability can be in any culturally-valued domain, including high intelligence, academics, the visual or performing arts, and athletics. The co-existing disability can be physical, medical, or psychological. There is a growing literature of scholarly opinion about twice exceptionality; however, there are few well-designed empirical investigations of gifted students with anxiety, depression, bipolar disorder, attention-deficit/hyperactivity disorder, eating disorders, conduct problems, or medical, physical or sensory disabilities. This article examines a few key issues about the twice exceptional student and then discusses what we know about the gifted students with attention-deficit hyperactivity disorder and gifted students with learning disabilities. The article also provides a brief discussion on suicide and the gifted student.
  • Bateria para avaliação das altas habilidades/superdotação: análise dos itens via Teoria de Resposta ao Item Seção Especial Temática: Criatividade E Altas Habilidades/superdotação

    NAKANO, Tatiana de Cássia; PRIMI, Ricardo; ABREU, Isabel Cristina Camelo de; GOZZOLI, Marcela Zeferino; CAPOROSSI, Daniel Campos; MILIANI, Ana Flávia Martins; MARTINS, Amanda Abrão

    Resumo em Português:

    O presente estudo teve como objetivo realizar a análise dos itens de uma bateria para avaliação das altas habilidades/ superdotação. A amostra foi composta por 987 crianças e adolescentes, sendo 523 mulheres, com idades entre 8 e 17 anos (Média = 11,5 e Desvio-Padrão = 1,89). A bateria para avaliação das altas habilidades/superdotação, composta por quatro subtestes de inteligência (Raciocínio Verbal, Abstrato, Numérico e Lógico) e dois subtestes de criatividade (Teste Completando Figura e Teste de Criação de Metáforas) foi utilizada. Os resultados da análise dos índices de ajuste apontaram para o fato de que três itens da prova de raciocínio verbal (RV4, RV8 e RV10), duas características criativas figurais (Fantasia e Originalidade) e um juiz do subteste de criatividade verbal apresentaram infit acima do valor desejado, de modo que atenção deve ser dada a tais itens. A segunda análise, do mapa de itens, permitiu identificar aquelas características que melhor diferenciam os sujeitos com indicativos de altas habilidades/superdotação, nos três construtos avaliados pela bateria.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to perform item analysis of a battery for assessment of high abilities/giftedness. The sample was composed of 987 elementary and high school students aged 8-17 years old (Mean = 11.5, Standard Deviation = 1.9), among which 523 were female. A battery for the assessment of high abilities/giftedness consisting of four subtests of intelligence (Verbal, Abstract, Numerical, and Logical Reasoning) and two subtests of creativity (Figure Completing Test and Metaphor Creation Test) was used. The results of the analysis of fit indices pointed to the fact that three items of verbal reasoning (RV4, RV8, and RV10), two figural creative characteristics (Fantasy and Originality) and a judge of the subtest of verbal creativity had infit higher than the expected value; therefore, these items deserve special attention. The second analysis, the item map analysis, allowed for the identification of the features that best differentiate the subjects indicative of high ability/giftedness in three constructs assessed by the battery.
  • Percepção de professores de Língua Portuguesa sobre criatividade em produções textuais discentes Seção Especial Temática: Criatividade E Altas Habilidades/superdotação

    MORAES, Gláucia Madureira Lage e; ALENCAR, Eunice Maria Lima Soriano de

    Resumo em Português:

    Este estudo investigou a percepção de professores de Língua Portuguesa sobre fatores relacionados à criatividade em produções textuais discentes. Foram entrevistados 12 docentes do segundo ciclo do ensino fundamental (seis de escolas públicas e seis de escolas particulares). Os resultados revelaram ser a elaboração de textos pouco trabalhada pelos professores, tendo sido dada como justificativa a falta de tempo gerada pelo número elevado de alunos e carga horária extensa. Um percentual expressivo de docentes considerou pouco criativas as produções textuais discentes, embora a quase totalidade tenha se avaliado como profissionais inventivos e apontado diversas estratégias para facilitar a escrita de textos criativos em sala de aula. Indicaram, como fatores limitadores à expressão da criatividade nas produções textuais, elementos relacionados aos estudantes, professores e escola. Os resultados trazem implicações para a formação de professores de Língua Portuguesa no que diz respeito à criatividade na redação de textos em sala de aula.

    Resumo em Inglês:

    This study investigated Portuguese language teachers' perceptions of factors associated with creativity in students' written production. Twelve elementary school Portuguese language teachers (six from public schools and six from private schools) were interviewed. The results revealed that written production has not been widely used in school, especially due to teachers' lack of time owing to the high number of students and number of hours of work. A considerable number of teachers considered their students' written production as not very creative although most of them considered themselves as highly creative professionals who make frequent use of several strategies to facilitate creative written production in the classroom. They indicated elements related to the students, teachers, and school as limiting factors to the expression of creativity in written production. The results show impacts on Portuguese language teachers' education and training in terms of creativity in written productions in the classroom.
  • Efeitos de um programa de criatividade para professoras em alunos do ensino fundamental Seção Especial Temática: Criatividade E Altas Habilidades/superdotação

    SANTOS, Fernanda do Carmo Gonçalves dos; FLEITH, Denise de Souza

    Resumo em Português:

    Este estudo, com delineamento quase-experimental, objetivou investigar os efeitos, a curto e médio prazo, de um programa de criatividade para professoras. Foram analisados a criatividade, o autoconceito, a motivação para aprender e a percepção de clima para criatividade em sala de aula de alunos do 3º ano do ensino fundamental. Participaram 119 crianças, sendo 71 do grupo de tratamento e 48 do grupo controle, e 5 professoras, dentre as quais 3 foram treinadas. Foram utilizados o Teste Torrance de Pensamento Criativo e as Escalas de Avaliação da Motivação para Aprender de Alunos do Ensino Fundamental, Autoconceito Infanto-Juvenil e Percepção de Clima para Criatividade em Sala de Aula. Os resultados indicaram ganhos nos escores de criativdade e percepção do clima para a criatividade a curto e médio prazo, de autoconceito global e familiar a médio prazo, e de motivação intrínseca a curto prazo a alunos das professoras treinadas. Conclui-se que é viável e eficaz implementar programas de criatividade no contexto escolar.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this quasi-experimental study was to investigate short and medium-term effects of a creative program for teachers. Creative ability, self-concept, motivation to learn, and perception of the classroom climate for creativity were assessed in 3rd grade students. The participants included 119 children, among which 71 composed the treatment group, 48 composed the controle group, and 5 were teachers (among whom, 3 were trained). The following instruments were used: the Torrance Test of Creative Thinking, the Scale for Evaluation of Motivation to Learn for Elementary School Students, the Self-concept Scale for Children and Youth, and the Classroom Environment for Creativity Scale.The results indicated higher ratings of: creative ability and perception of classroom climate for creativity in the short and medium run, global and family self-concept in the medium run; and intrinsic motivation in the short run in the trained teachers' students. It was concluded that the implementation of creativity programs in the school context is viable and effective.
  • Excelência profissional: a convergência necessária de variáveis psicológicas Seção Especial Temática: Criatividade E Altas Habilidades/superdotação

    ALMEIDA, Leandro da Silva; WECHSLER, Solange Muglia

    Resumo em Português:

    O estudo da excelência humana assume essencialmente dois enfoques, um deles acentuando as variáveis psicológicas dos indivíduos e outro enfatizando as aquisições decorrentes da prática ou treino deliberado. Neste artigo procurou-se integrar tais estudos, propondo que o surgimento e a manutenção da excelência pressupõem uma constelação de variáveis psicológicas que vão para além da alta capacidade intelectual. Mais concretamente, descreveu-se um conjunto de variáveis cognitivas, motivacionais e de personalidade, assumidas como relevantes na excelência profissional em diferentes áreas de desempenho e de conhecimento. No seio das variáveis cognitivas e, fazendo uma ponte com as variáveis de personalidade, destaca-se o papel da criatividade para a excelência, reconhecendo a sua particular relevância em algumas áreas de realização profissional.

    Resumo em Inglês:

    The study of human excellence can be described based on two main approaches focusing either on individuals' psychological variables or on acquisitions by training or deliberate practice. The purpose of this study is to integrate these models based on the assumption that the emergence and maintenance of excellence requires a constellation of fundamental psychological variables that transcend intellectual capacity. More specifically, a set of cognitive, motivational, and personality variables that are considered important for professional excellence in different levels of performance and areas of knowledge were described. Among the cognitive variables and their association with personality variables, it is worth mentioning the significant role of creativity in the pursuit of excellence, recognizing its relevance to specific areas of professional performance.
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