Acessibilidade / Reportar erro

INFLUÊNCIA DO SULFITO E HIDRÓXIDO DE SÓDIO NA QUANTIFICAÇÃO EM TANINOS DA CASCA DE BARBATIMÃO (Stryphnodendron adstringens)

INFLUENCE OF SODIUM SULPHITE AND SODIUM HYDROXIDE IN THE QUANTIFICATION OF THE TANNINS BARK FROM BARBATIMÃO (Stryphnodendron adstringens)

RESUMO

Otrabalho teve como objetivo verificar a influência do sulfito e hidróxido de sódio à temperatura de 70 ºC e 100 ºC durante 3 e 4 horas, respectivamente, no rendimento em taninos da casca de barbatimão. A utilização do sulfito de sódio para a extração de taninos apresentou melhores resultados em relação ao hidróxido de sódio. A melhor temperatura e duração de extração foram de 70 °C durante três horas. O aumento da temperatura e o tempo de extração não melhoraram o rendimento em taninos, podendo aumentar o custo de extração. Observou-se que na extração de taninos da casca de barbatimão, com a utilização de hidróxido de sódio, obteve-se um maior rendimento de substâncias não-tânicas.

Palavras-chaves:
taninos; casca; barbatimão

Instituto de Florestas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Rodovia BR 465 Km 7, CEP 23897-000, Tel.: (21) 2682 0558 | (21) 3787-4033 - Seropédica - RJ - Brazil
E-mail: floram@ufrrj.br