Acessibilidade / Reportar erro

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NO ESTADO DO ESPIRITO SANTO

Sumário

Diferentes tipos de unidades de conservação estão presentes no Estado do Espírito Santo. Distribuídas como parques, reservas ecológicas, florestas nacionais e etc... totalizam 37 áreas de conservação aí incluídas as reservas indígenas, sob gestão dos governos federal, estadual ou municipal ou ainda de caráter privado. Concentrando-se na microregião linhares, ao norte do Estado as áreas de conservação abrangem área superior a 55.000 hectares, cerca de 62% de toda a área protegida contrastando com a microregião

SUMMARY

Various kinds of conservation units can be found in the Espirito Santo State. Distributed among parks, ecological reserves, national forests, and so on, they are 37 under federal, state or municipal govern management and also by private owners. The conservation units are concentred in the Linhares micro-region covering a area superior to 55 thousands hectares representing 62% of the whole state preserved area against the Itapemirim microregion that counts with less than half percent of protected land. The total preserved area in the state it is around 90.000 hectares. The conservation unit creation evolution it is very interesting when we compare the amount already created in 1970 that was more than 70% of the entire protected area in 1992 showing a inexpressive growth in the 80’s and 90's with an anual average of about 1,3% of protected area.

Unidades de Conservação no Estado do Espírito Santo

Atitudes preservacionistas ou de conservação no Estado do Espírito Santo somente começaram a serem tomadas a partir da década de 40. Com a criação da Reserva Florestal Biólogica de Barra Seca, em setembro de 1941, e a Reserva Biológica Sooretama, também denominado de Parque Refúgio e Criação de Animais Silvestres Sooretama, em setembro de 1943.

Desta época em diante, uma série de medidas de preservação da cobertura vegetal do Estado, já tão maltratada pelas culturas do café, pela pecuária extensiva e pela exploraçao florestal desenfreada, foram propostas por Augusto Ruschi.

A partir daí foram criadas várias Unidades de Conservação à nível federal, estadual e municipal totalizando hoje, cêrca de 37 unidades, com aproximadamente 90.200 hectares preservados, representando 1,98% da área total do Estado.

Do total de unidades, 30% sao federais, 30% estaduais, 32% municipais e somente 8% são reservas particulares. Em relação a área de superfície protegida, temos 57% sob guarda federal, 17% sob responsabilidade estadual, somente 2% pertencente ao município e 24% particulares, conforme apresentado na tabela 1 e na figura 1.

É possível notar, analisando a Tabela 1, que apesar do maior número de Unidades de Conservação ser municipal a área total destas unidades representa apenas 2% do total. Também é possível observar que, apesar de em menor número, as Unidades de Conservação de caráter privado detém maior área do que o somatório das áreas das unidades estaduais e municipais, conforme Figura 1.

As Unidades de Conservação do Estado do Espírito Santo estão distribuídas dentro da Categoria de Manejo conforme apresentado na Tabela 2, onde pode-se notar que 27% do total pertence a categoria Parque, seguido das Reservas Biológicas e das Reservas Ecológicas. As Áreas de Preservação Ambiental também mostram-se significativs alcançando aproximadamente os 12 pontos percentuais.

TABELA 1
Número e porcentagem de Unidades de Conservação por tipo de administração

FIGURA 1
Distribuição das Unidades de Conservação por tipo de administração.

TABELA 2
Distribuição das Unidades de Conservação por Categoria de Manejo

A distribuição, localização e quantificação das Unidades de Conservação por microrregião é apresentada na Tabela 3 e figura 2. Somente estão listadas aquelas microrregião onde existem áreas preservadas. As microrregiões Barra de São Francisco, Nova Venécia, Colatina e Montanha não dispõem de unidade de conservação

Na tabela 3 podemos observar que a maior parte da área protegida por Unidades de Conservação no Estado está localizada na microrregião Linhares com um valor de aproximadamente62%. E a menor concentração de áreas preservadas é na microrregião de ltapemirim chegando a menos de 1% do total da área preservada do Estado. A figura 3 representa de melhor forma esta distribuição microrregional.

Com os dados coletados sobre as Unidades de Conservação do Estado foi possível elaborar o Figura 4 que apresenta o crescimento da área de cobertura abrangida. Cabe notar que em alguns casos foi considerada como data de criação da Unidade de Conservação o registro mais antigo, expressão à época do sentimento preservacionista que influenciou a tomada de decisão. Um dos casos mais interessantes neste aspecto refere-se a Reserva de Sooretama, criada por iniciativa estadual em setembro de 1941, mas somente incorporada de fato às áreas federais em setembro de 1982, através do Decreto nº 87.588/82.

TABELA 3
Distribuição da Área das Unidades de Conservação por microrregião e por tipo de administração

FIGURA 2
Localização das Unidades de Conservação do Estado do Espírito

FIGURA 3
Distribuição da área das Unidades de Conservação por microrregião

FIGURA 4
Evolução da Área coberta por Unidades de Conservação

FIGURA 5
Evolução da área das Unidades de Conservação

Interessante observar a evolução quando se compara o total de áreas preservadas até o ano de 1970 com o total protegido nas duas décadas seguintes. Em 1970, a área das Unidades de Conservação representava 74% do total de toda a área preservada no Estado até 1992. Isto quer dizer que em 20 anos houve um acréscimo de apenas 26% na área preservada do Estado. Pode-se notar ainda, que há uma tênue elevação da área preservada a partir do ano de 1989, conforme apresentado na figura 5.

Finalmente, neste item, as Unidades de Conservação do Estado do Espírito Santo são apresentadas em diversas tabelas contendo informações de caráter geral, tais como denominação, instrumento de criação, organismo responsável e etc... Estas informações estão listadas na tabela 4, 5, 6, 7 apresentadas a seguir.

Tabela 4
Unidade de Conservação Federais
Tabela 5
Unidade de Conservação Estaduais
Tabela 6
Unidade de Conservação Municipais
Tabela 7
Unidade de Conservação Particulares

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Fev 2024
  • Data do Fascículo
    1996
Instituto de Florestas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Rodovia BR 465 Km 7, CEP 23897-000, Tel.: (21) 2682 0558 | (21) 3787-4033 - Seropédica - RJ - Brazil
E-mail: floram@ufrrj.br