Acessibilidade / Reportar erro

MAMÍFEROS SILVESTRES NEOTROPICAIS: DIMORFISMO SEXUAL NA PELVIS DE Calomys callosus (RENGGER, 1830) (RODENTIA, CRICETIDAE).

RESUMO

Ocorrendo em diversos biomas do Brasil, foi detectado dimorfismo sexual mais intenso na região da síntese pubiana da pelvis de Calomys callosus pelvis

Palavras-chave:
Callomys callosus, dimorfismo sexual.

ABSTRACT

Occurring in several biomes of Brazil, deeper sexual dimorfism was observed in public sinfisis region of Calomys callosus pelvis.

Key words:
Calomys callosus; Sexual dimorfism.

Estudos mostraram a existência de dimorfismo sexual em relação à caracteres da pelvis em Apodemus, Clethrionomys, Microtus califomicus, Lemmus trimucronatus, Peromyscus maniculatus, Neotoma fuscipes, Dipodomys heermanni e Citelus beechevi, todas pertencentes a outras regiões zoogeografías.

No presente estudo foi pesquisada a ocorrência de diferenças sexuais em relação ao aspecto morfológico da pelvis de Calomys callosus. Para isso foram medidas através de paquímetro (marca LSG-Moment), com aproximação até décimo de milímetro, a distância do ângulo posterior do ísquio à extremidade mais próxima do acetabulum (representada por "a"); a distância do ápice ventral do pubis à extremidade mais próxima do acetabulum (representada por "b"); a menor largura do pubis (representada por “p”) e o comprimento do ileum até a extremidade mais próxima do acetabulum (representado por “i”).

O contraste entre a média de machos e a média de fêmeas foi testado para cada um desses quatro caracteres e para os doze índices ou razões entre eles pelo Teste t de Student, ocorrendo não significância ao nível de 5% apenas para o carater "b". De todos os testes efetuados, os relativos ao carater "p" foram aqueles onde maior significância foi detectada, ao nível de 0,01. Conclui-se que o dimorfismo sexual, nessa espécie, foi mais intenso quando observado em relação ao carater menor largura do púbis, tomado isoladamente ou em índices ou razões can outras dimensões da pelvis (a/p, b/p, i/p, p/a, p/b, e p/i) eque não ocorreu dimorfismo sexual, detectável ao nível de 5% de erro em relação ao carater distância do ápice do pubis à extremidade mais próxima do acetabulum.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Jan 2024
  • Data do Fascículo
    1997
Instituto de Florestas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Rodovia BR 465 Km 7, CEP 23897-000, Tel.: (21) 2682 0558 | (21) 3787-4033 - Seropédica - RJ - Brazil
E-mail: floram@ufrrj.br