Acessibilidade / Reportar erro

Raízes finas nos horizontes do topo do solo em relação a atividades extrativistas em fragmentos de Floresta Atlântica de Tabuleiros, em Sooretama, ES.

Fine roots of the humic profile in the Table-land Atlantic Forest, Sooretama, ES.

Resumo

A biomassa e a distribuição das raízes finas no perfil húmico foram estudados a fim de avaliar os impactos das vias de passagem sobre o topo do solo em fragmentos florestais submetidos a extrativismo seletivo. Foram coletadas em áreas de mata, bordas de trilhas e trilhas amostras das camadas sobre o horizonte A1 e o próprio A1, na RB Sooretama e em dois fragmentos. Apesar de diferenças quantitativas entre as áreas de mata, 30% a 40% das raízes encontram-se sobrepostas ao A1. Nos fragmentos as diferenças entre as situações internas foram significativas, com perda das camadas de superfície não somente nas trilhas, mas também nas bordas (até 40m). A biomassa e a distribuição de raízes no perfil húmico são relacionadas às modificações da comunidade arbórea e das camadas orgânicas. Discute-se a sustentabilidade das áreas de mata e a perda funcional do subsistema de decomposição nas trilhas e suas adjacências.

Palavras chave
fragmentação florestal; raízes finas; vias de passagem.

Instituto de Florestas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Rodovia BR 465 Km 7, CEP 23897-000, Tel.: (21) 2682 0558 | (21) 3787-4033 - Seropédica - RJ - Brazil
E-mail: floram@ufrrj.br